domingo, 1 de junho de 2008

Virado de legumes

Sabe aquele velho papo da cozinheira na mesa de almoço: "hum, não ficou tão bom. Eca, não era bem isso que eu queria fazer"?. A conversa obriga os comensais a elogiarem e dizer (inclusive mentir) que seja lá o que foi servido ficou estupendo.

Bem, não sei quanto aos demais colegas cozinheiros, mas frequentemente termino a refeição com um pinguinho de frustração: faltou uma pitada de sal, um ingrediente fora de época, um cochilo em frente ao fogão. Às vezes, a perfeição parece ficar a alguns passos apenas...

Mas dia desses fiz um prato que comi sem pensar em nada disso. Estava exatamente como eu queria: rico, saboroso, fresco e colorido.


Misturei numa assadeira enorme, cenouras cortadas em fatias finíssimas ao comprido. Como minha habilidade é rasa, usei um descascador de legumes que resolve o problema com facilidade. Acrescentei cebolas em anéis, pimentão vermelho, beringela, tomates e vários dentes de alho inteiros - só tire a pele, por favor.

Cobri essa mistura com sal, azeite de oliva, (o suficiente para que todos os ingredientes fiquem fartamente cobertos), pimenta do reino e um porção de tomilho, sálvia, óregano e manjerona.

Sobre tudo, e agora começa a maldade, coloquei pedaços de bacon fatiados, cobri com papel alumínio e levei ao forno. Tirei o papel nos quinze minutos finais para deixar o forno trabalhar, deixando tudo douradinho.

Servi com salsichões (uma espécie de linguiça de porco) assados na grelha e muito vinho para acompanhar. O resultado é que mesmo na sala apartamento, dá para comer se sentindo no pátio, embaixo daquela árvore gigantesca, que faz sombra há quatro gerações... se você experimentar este prato e não se sentir assim, é porque precisa tomar um pouco mais de vinho.

8 comentários:

  1. Não são os legumes que são virados, este é um prato de fazer virar a cabeça, pelo menos de quem gosta de enchidos assados.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Ziza esse prato deve ter ficado óptimo mesmo!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ai que fooooooooome!!!!
    Quero comer teu virado! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Quem fica virada sou eu com este pratinho...Adorei!!

    Bjinho!

    ResponderExcluir
  5. hahahahahaha
    Ziza vc é doidinha doidinha, mas esse prato fica maravilhoso mesmo, aqui fazemos um parecido.
    Eu aceito o copo de vinho extra kkkk
    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Uma para anotar e usar como acompanhamento de carnes.
    Bjs!

    ResponderExcluir