segunda-feira, 9 de junho de 2008

É pavê ou pá cumê?

Ok, ok, a piada é mesmo infame, mas, cá entre nós, irrestível. Mesmo sabendo do reflexo negativo que isto tem na minha imagem pessoal (hahaha), eu sempre grito (É pavê ou pá cumê) toda vez que alguém serve esta sobremesa.


Fiz este pavê duas vezes. Na primeira delas, segui a risca a versão descrita aqui e o resultado, apesar de satisfatório, gerou-me uma pequena frustração. Explico: sou uma mulher de tortas. Cresci comendo todas as versões possíveis e o pavê, mesmo delicioso, ocupa um espaço de "doce menor" (quase dietético) no meu imaginário de glutona.

Na segunda tentativa, optei por transformar o pavê em torta de mentirinha e aproveitei para corrigir alguns ingredientes. O resultado, sem falsa modéstia, foi fenomenal!


A base, fiz no processador com 2/3 de um pacote de bolacha Maria, 80g de manteiga e duas doses de licor de cacau. No creme de chocolate, misturei as versões ao leite e meio amargo, rebelando-me com a receita original. Mantive-me fiel às demais instruções, com um detalhe apenas: fiz tudo numa forma de abrir.

Chamo atenção para o creme de leite condensado. Mexi com um fouet durante todo o cozimento. Ficou divino, o braço doeu depois, mas não me impediu de levantar a colher. Várias vezes.

12 comentários:

  1. Este pavê está memso fenomenal..e cá para mim, é pra comer mesmo!!

    ResponderExcluir
  2. Eu fico só no pavê e faço para os outro cumê. Explico porque...não sou muito de doce, mas preparo para os que não resistem a um pavê.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. É prá comê eheh... gosto da piada :) Fica-te muito bem. Delicioso!

    ResponderExcluir
  4. ficou lindo!
    parabéns!!

    e claro que não é pavê, só pode ser pacumê!!

    ResponderExcluir
  5. confesso q meu pai sempre faz a mesma piada!!eheheh

    o seu pave esta lindo lindo...e o creme parece ter uma textura incrivel! bjs

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a maioria...É PÁ COMÊ!
    Adorei o Pavê...

    bjsssssss

    ResponderExcluir
  7. Hum ...que maravilha! É pra ser devorado...amei sua cozinha e seu bom humor.
    bjs.

    ResponderExcluir
  8. Uma delícia e impossível ficar só a ver :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Ziza com esse bom aspecto só pode ser para comer e nos deliciarmos...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Menina que maravilha adorei!um beijo. Marcos:))

    ResponderExcluir
  11. o que tu misturou no leite condensado?
    gemas?

    ResponderExcluir
  12. Prá fazer o creme vão 2 latas de leite condensado, 1 medida de lata de leite e três gemas.
    A receita está completa no Panelinha. Só enxertei aqui as minhas alterações. ;)

    ResponderExcluir