segunda-feira, 14 de abril de 2008

Um tratado sobre o bolo

Posso dizer com segurança que enquanto minha mãe foi viva, nunca comi um bolo fora de casa. Bem, da casa dela, pelo menos. Cresci e vivi boa parte da minha vida cercada por duas boleiras fantásticas: minha mãe e minha irmã. Fazer um bolo à altura daqueles, me parecia tarefa impossível. Comê-los de outra fonte, um desperdício de calorias... Fui fazer minha primeira tentativa depois dos trinta anos e, pasmem, ficou ótimo. Descobri que tinha herdado um pedacinho daquele talento todo. Bem, eu podia ser uma mulher bom bril há muito tempo, mas confesso que só me senti uma matrona completa depois de fazer um bolo perfeito.
Esse é um mesclado que fez sucesso com os amigos do Fre:


Gosto de fazer bolo com manteiga. Sou obrigada a dizer que não sei diferenciá-lo de um bolo feito com óleo, mas eu me sinto mais entendida fazendo assim. O bolo é meu, então eu faço.
Mais recentemente decobri com a Nigella que, ao invés de leite, eu poderia colocar creme de leite na massa. Fiz e, dessa vez, a diferença no resultado foi óbvia: urrei, achei que tinha feito a melhor descoberta desde o purê de batatas. Comi, repeti, obriguei a família a comer, a repetir, a elogiar, a elogiar de novo. Segunda, no trabalho, contei minha façanha para os colegas que (ofensa mortal!), acharam minha mais perfeita iguaria muito gorda! Tentei argumentar dizendo que não existe meio pecado. Se for fazer, faça bem feito. Mas meu poder de persuasão não é dos melhores e não convenci ninguém... Esse aqui é de cenoura, ainda no forno:


Em casa, rezamos pelo manual do pecado inteirinho. Por isso, além de tudo, colocamos uma cobertura de chocolate que o Álcio faz. O segredo da cobertura é misturar a mesma quantidade de leite e leite condensado. Não use Nescau, mas chocolate em pó, coloque uma colherada de manteiga, puxe um banquinho para perto do fogão e tenha muita paciência. Você vai mexer a cobertura por um tempo que parecerá descomunal, ela vai ferver devagarinho em fogo brando e vai exalar um perfume de chocolate por toda a cozinha. Haverá um momento em que você vai querer desistir e colocar o fogo na chama alta: resista, o universo vai recompensá-lo mais tarde com a cobertura mais lisinha, cremosa e deliciosa. Para inspirar, registro do glorioso momento em que a estamos aplicando:


5 comentários:

  1. Boleira Fantástica?
    Tu acertou de primeira, eu só fui acertar depois de queimar e embatumar muuuuuuito!!!!!! ;)

    ResponderExcluir
  2. hum esse bolo ta com cara de vovo, deve ta é bom.. adicionei vc viu...bj

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostava de provar este bolinho de cenoura com a cobertura :) Estou a ler o blog de fio a pavio para ver o que encontro por cá ;)

    ResponderExcluir