quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Spam para emagrecer

Todo mundo recebe aqueles spams com dicas para uma vida melhor. Preciso confessar uma coisa: eu os leio. Às vezes me assusto com as pragas por deixá-los parados na caixa de entrada. Ainda assim, por norma editorial, nunca os repasso.

Há algumas semanas dei toda a atenção para um arquivo com dicas nutricionais. Ele explicava que a semente de linhaça era um excelente complemento para emagrecer. Desde então, passei a comê-la diariamente. Ela acompanha todas as minhas refeições: está sobre o pãozinho assado, sobre a batata cozida com manteiga, junto às tortinhas com creme de leite e sempre antes das sobremesas, que podem ser chocolates, mousses ou bolinhos. Ainda com todo este cuidado, engordei.

Mesmo apostando que a causa do meu upgrade na balança foi não ter reencaminhado o e-mail original, achei que uma saladinha podia ajudar também.


Esta aqui, preparei usando folhas de espinafre cruas (nunca comeu? Experimenta), radiccio e alface mimosa crespa. Para o molho, usei azeite de semente de uva, uma novidade na minha cozinha. Ele foi temperado com sal e pimenta do reino e despejado sobre a salada. Misturei tudo com as mãos e voilá. Não pode esquecer da linhaça...

12 comentários:

  1. Ziza,

    Nunca experimentei folhas de espinafre na salada, vou experimentar amanhã mesmo :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Nunca experimentei sementes de linhaça nem espinafre crú. Fiquei curiosa :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Ziza,
    peço permissão para me intrometer :). Apenas um conselho: a linhaça é muito rica em fibras e em ómega 3 (óleo maravilhoso para o coração). Se for comida sem ser partida/mastigada só beneficiamos das fibras. Como a semente é muito pequena, a nossa mastigação não a parte e engolimo-la inteira. Para beneficiar também do ómega 3 recomendo que passe a linhaça por um liquidificador antes de a usar. Depois coloque normalmente em qualquer prato. :)
    Espero ter complementado a informação do Spam. :)
    Um abraço e parabéns pelo excelente blog.
    Susana.

    ResponderExcluir
  4. Espinafre cru já comi,daquele mais fino,não do selvagem...As sementes de linhaça confesso que só uso no pão,mas essa salada convenceu-me.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Ziza,

    Vc fez parte de uma experiência que poderia ter revolucionado o mundo das dietas! Imagina se a linhaça no pão com manteiga, na torta com creme de leite e na sobremsa, fizessem emagrecer? Já viu a revolução? ;-)

    bjs

    PS - adorei sei texto, ri de+

    ResponderExcluir
  6. Também nunca comi folhas de espinafre assim cruas mas hei-de experimentar a ver se gosto. As sementes de linhaça normalmente só as uso no pão mas hei-de começar a usá-las em outros alimentos também.

    Agora devo concordar com a pipoka, sementes de linhaça em sobremesas não emagrecem não... mas que seria engraçado se emagrecessem, seria :)

    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ziza,
    essa semente é maravilhosa!
    Eu como mto em pão, mas já vi até em arroz.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Já comi espinafre cru, já ouvi falar nos poderes da linhaça...mas não super poderes como tu...hehe

    ResponderExcluir
  9. ai ai ai - uma mocinha precisa sonhar.
    Ninguém pode me acusar de não ter tentado. Hehe.

    ResponderExcluir
  10. Que ótimas dicas, eu como espinafre na salada mas dou uma pré-cozida nela no vapor.


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. AQUI EM CASA ADORAMOS ESPINAFRE DE QUALQUER JEITO, E COM O CALOR ELE VAI MUITO BEM NA SALADA, ADOREI A RECEITA.
    BJKS,
    Fernanda
    http://mamaocomacucar.sampasite.com

    ResponderExcluir