terça-feira, 4 de novembro de 2008

Filhoses no forno

Enquanto Manuela preparava pãezinhos de queijo mineiríssimos, filhoses no forno foi a receita que elegi para participar do Intercâmbio Culinário. A brincadeira funciona assim: uma blogueira portuguesa e outra brasileira trocam receitas típicas de seus países, as preparam e as postam em data agendada. Tudo mediado por este blog aqui.

Sou uma cozinheira de sorte e ganhei uma parceira queridíssima que me ensinou os segredos das filhoses, docinhos típicos da ilha Terceira onde ela vive. Delicada, a massa lembrou-me um pouco as carolinas (ou profiteroles, se preferires a versão francesa).


O recheio, nossa, o recheio fez-me sentir uma chef pâtissier e por isso, vou começar por ele: numa panela, desmanchei duas colheres de sopa de maizena, com 500 ml de leite. Nessa mistura, coloquei um ovo inteiro e cinco gemas (congelei as claras restantes e usei depois para um suflê), 250g (sem balança, calculei que daria uma xícara e meia) de açúcar e a raspa da casca de um limão (usei limão siciliano, tomando todo o cuidado para não deixar a amarga parte branca da casca cair na mistura). Liguei o fogo bem baixinho e deixei cozinhar até o ponto de mingau, mexendo e experimentando sem parar.

A massa foi preparada batendo cinco ovos inteiros até ficarem bem fofinhos. Com uma colher, misturei aos poucos 250g de farinha, uma colher de fermento químico e uma pitada de sal. Em seguida, fui misturando devagar uma xícara de água e a mesma medida de leite até ficar uma massa homogênea e de textura líquida.

Seguindo a dica da Manuela, deixei o forno bem quente e coloquei a massa para assar em forminhas untadas e enfarinhadas. Elas crescem tanto que ficam ocas e são então recheadas com o creminho que já expliquei ali em cima.


Para rechear, abri uma tampinha bem discreta nos bolinhos, enchi um saco plástico com o creme, cortei uma de suas pontas e, devagar, fui espremendo o conteúdo lá dentro.

Depois, mal tive tempo de esperar esfriar antes de comê-las.

13 comentários:

  1. Ziza
    Que filhose apetitosas!Gosto muito desse docinho.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Ziza,

    ficou lindo!
    Esse vou ter que fazer em casa!
    Já publiquei viu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ziza, os filhoses ficaram muito bonitos e apetitosos! Eu ainda nunca comi filhoses no forno mas aposto que devem ser uma delícia.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. já comentei lá no outro lado mas não resisto a comentar aqui de novo:
    estão com um aspecto delicioso.
    parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com vontade de comer e vou ter que experimentar!!!
    Que lindos :)

    ResponderExcluir
  6. As filhoses ficaram lindas.
    Saíste-te muito bem :)
    Apesar desta semana não ter muito tempo para vir ao computador não poderia de deixar de vir cá para te dizer que ADOREI a experiência!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. aiii q tentação!! e aina tem o fator atenuante...são assadas!!!hummm bjs

    ResponderExcluir
  8. UAU!!! Ficaram magnificas, perfeitas...beijinho

    ResponderExcluir
  9. Lindos, lindos, lindos!! Que maravilha!

    www.saboresdalica.blogpost.com

    ResponderExcluir
  10. Filhoses no forno, que interessante! As que conheço são fritas. As suas ficaram com um óptimo aspecto =)

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Ziza, que receita maravilhosa. Adorei esses filhoses, apesar de nunca ter ouvido falar nesse nome. Para falar a verdade, isso está me parecendo empadas...o nome aqui do Brasil. Como a receita veio de Portugal, preciso estudar um pouco para conhecer as variações regionais e internacionais para entender os nomes. Só sei que deve ter ficado delicioso. Bjs e ótimo final de semana pra vc tb.

    ResponderExcluir
  12. Estão com um aspecto delicioso. Aliás, as receitas açorianas são todas boas (a minha família também é das ilhas, como a Manuela). ;-)

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Vim retribuir a visita e tb voltarei. Adoro receitas portuguesas, ta no sangue sabe?!

    Bjs

    Dani

    ResponderExcluir