quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Iogurte sem iogurteira

Se você circula por food blogs, deve ter percebido que vários deles andam postando receitas de iogurte. Deixaram-me com vontade não apenas de comê-los, mas de comprar uma iogurteira.

O problema é que minha casa é pequena e minha cozinha já não suporta mais tranqueiras, então resolvi retomar uma receita antiga (da minha irmã) da qual as iogurteiras seguem o princípio básico.

Acenda o forno e deixe aquecer. Nesse meio tempo, esquente um litro de leite (fiz com semi-desnatado) até cerca de 70ºC: ele ficará bem quente, desgradável ao tato se pingado na mão. Não o deixe ferver.

Despeje um copo de iogurte natural na leiteira e misture bem. Tampe e enrole o recipiente com um pano de prato, abafando bastante. Desligue o forno e deixe o preparado lá dentro, quieto por umas oito horas - claro que eu faço antes de ir dormir.


De manhã, você terá um litro de um belíssimo iogurte. Eu gosto de comer puro, com frutas misturadas. Mas você pode bater com mel, aveia, açúcar mascavo ou que mais desejares.

Obs: separe um copo deste mesmo iogurte para preparar novamente.

28 comentários:

  1. Ziza
    Esse iogurte ficou lindo!Parabens!Conheço o metodo mas nunca testei.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Faz muito bem de usar esse método. Eu comprei uma iogurteira e precisa ficar 8 horas na tomada, acredito que a conta de luz será meio diferente esse mês. No forno essa economica é melhor. Estou para testar a receita do iogurte na garrafa térmica. Dizem que também funciona.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro iogurtes caseiros :)

    Ziza, tenho só um pormenor importante a acrescentar. Se aqueceres o leite a mais a 70ºC sem o deixares arrefecer este vai matar as bactérias do iogurte e não vais obter um iogurte espesso. A temperatura ideal é por volta dos 40ºC.

    ResponderExcluir
  4. Opssssssssssssssss...cancela o pedido da iogurteira, porque já achei a receita da Ziza, muito mais prática! hehehehe

    Amei com morangos...

    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Eu fazia isto quando morava no Brasil e fica muito bom!
    Ultimamente tenho comprado só iogurte natural purinho. Enjoei dos com sabores.
    Ponho um pouco de mel e está pronto. As vezes tb coloco frutas. Adoro! Super gsotos e saudável.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  6. Opa, todo mundo de termômetro em punho.
    Manuela, não tive como medir exatamente a temperatura, mas é certo que estava bem acima de 40oC - que ainda está dentro duma zona de conforto térmico, digamos assim. Ficou bem cremoso meu iogurte, mas vou deixar mais "fresco" da próxima vez para testar.
    Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho iogurteira e é pequenininha :) Nunca fiz neste método do forno mas sei que resulta tão bem quanto o da iogurteira :)

    ResponderExcluir
  8. ora aqui está um método excelente para as meninas que não têm iogurteira.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Eu uso esse método e já fiz várias receitas de iogurte que entretanto vou colocando no meu blog. Faço a receita básica (iogurte simples) mas acrescento logo alguns ingredientes (compota, bolacha, etc.). Ficam DELICIOSOS e o forno substitui perfeitamente a iogurteira :)

    ResponderExcluir
  10. Ziza,

    a familia do meu marido é do RS, mas ele nunca teve muito contato, então era a vozinha de SP que fazia essas delicias, mas ela era de fazenda, pode ser por causa disso. kkk
    Vai ver que esse gosto por Ambrosia é genetico kkk
    Adorei o seu iogurte, eu aprendi um parecido, mas não ia no fogo e a pessoa me falou que era sempre completar com leite que nunca faltaria iogurte em casa kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. ai eu adorooooo esse iogurte;

    adorei ve-lo aqui!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Também não tenho iogurteira e faço assim, já postei uma receita a algum tempo, fica maravilhoso.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a receita!!!Minha avó sempre fazia iogurte em casa!
    Com suas dicas, vou fazer tb!Bjos

    ResponderExcluir
  14. Controle de Preciso de Temperatura
    Com Iogurteira Elétrica Izumi, você não precisa ferver o leite. Basta misturar o leite em temperatura ambiente com o Fermento Lacteo Bio Rich, e ligar na tomada para saborear o delicioso iogurte caseiro. A Iogurteira Elétrica Izumi tem controle preciso de temperatura, fazendo os lactobacilos propagarem abundantemente de uma forma rápida e bem distribuída. É um método seguro, prático e higiênico.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É propaganda sim, mas em compensação, essa Iogurteira Elétrica Izumi é uma maravilha. Tenho em casa e faço iogurte direto nela. Vale muito a pena.

      Excluir
  15. Emporiumdascompras VIVA O CAPITALISMO hein? :P
    Quer algo higiênico? Desinfeta sua casa toda com isopropanol.
    Metade da graça de cozinhar está em praparar o ritual de uma boa receita... a outra é comer (ou servir). Se for pra fazer tudo automático pra que se dar ao trabalho? Vamos todos comer no Mc Donalds, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  16. Ziza, por que meu iogurte fica ralo ? Será a marca do iogurte que compro? O seu fica cremoso como estes do mercado ? Me acode!!! Faço com 1 litro de leite integral(de caixinha) + um pote(200ml) de iogurte integral sem sabor. Aqueço o leite e quando está morno eu adiciono o iogurte, mexo bem, tampo com o pano de prato e deixo no forno por 6 horas. Será q eu estou deixando por pouco tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana 07/02/2012
      Ninguem respondeu ao Guto
      enfim minha dúvida:
      como vou controlar o forno convencional já que não tenho termometro culinário. o total de horas são oito?
      o meu forno o menor é 180 graus.
      Como farei?
      Eu tenho que fazer este iorgute,porque o comprado me dá dor de cabeça e tb por uma questão de saúde necessito por cauda das articulações.

      Excluir
    2. Olá, eu faço assim:
      aqueço 500 ml de leite, quando começa a levantar fervura, misturo mais 500 ml, o iogurte natural e mexo. Coloco em um pote tampado, dentro de uma bolsa térmica e guardo no forno desligado(as vezes faço porções individuais, desora menos). Pode usar cx de isopor, fica uma delícia... Faço dois litros por semana.

      Excluir
  17. Essa receita pode ser feita com "leite de soja" em substituição ao leite integral?

    ResponderExcluir
  18. Eu sempre fiz meus iogurtes em casa tb. Só que eu usava uma panela especial que era da minha avó mas que não existe mais. No forno tem o mesmo efeito no verão mas no inverno eu preciso ligar-lo mais uma vez durantes as 8 horas totais porque o calor se vai, já que não tem vedação apropriada no forno.
    Uso leite integral fervido e esfriado até a temperatura ambiente. Aí acrescento um potinho de iogurte natural com mel nestlé, pra ficar meio docinho, mexo bem e enrolo o prato pra colocar no forno. As vezes ele pode ficar liquido porque a temperatura do forno está muito baixa pra acumular o calor necessário. Deixo o forno bem quente, tipo 15 minutos a 220º, depois desligo e coloco o iogurte lá. Fica um mousse!!

    ResponderExcluir
  19. outra opção para o forno é usar uma caixa de isopor que vai manter tbm a temperatura.

    ResponderExcluir
  20. Comprei a iogurteira top therm e nunca uso. E comprei os lactobacilos uma única vez. Gente, não precisa comprar mais, é só pegar um copinho do iogurte pronto, colocar dentro do leite morno e deixa tampado dentro do microondas por 6 horas e pronto! TErá sempre iogurte. Não precisa ficar comprando os envelopes. Eu não acho o iogurte da top therm gostoso, tem que bater com frutas e adoçar para comer. Mas como é rico em lactobacilos, é bem saudável. E gosto muito de fazer pães.

    ResponderExcluir
  21. Vejo que as pessoas fazem coisas mirabolantes para fazer iogurte!! Não precisa de forno quente, nada disso. Só usar o leite um pouquinho mais quente do que morno e deixar em potes tampado. Eu uso dois potes plasticos, altos, tampados de 500ml cada. Em menos de 3 horas já está bem firme! Depois guardo um copinho do prórprio iogurte, apens um copinho e faço novamente. Só colocar dentro do leite quentinho e cobrir com a tampa, levar ao microondas desligado e pronto! Esse negócio de comprar sempre os bacilos é para vender e a tal iogurteira também é um engodo. Ninguém precisa dela.

    ResponderExcluir
  22. Olá
    Eu faço iogurte direto, coloco o iogurte sem gelo 4min no fogo, ele fica a cerca de 40 graus vc coloca o dedinho a consegue contar até 10 sem queimar o dedo - pra quem não tem termometro como eu essa é a dica) mais que isso, pode "matar" o fermento
    Ai eu misturo o iogurte (com s marca paulista fica ótimo) e coloco na bolsa térmica por aprox 8 horas e pronto, depois vai pra geladeira. Já fiz com leite desnatado, mas gosto mais com o semi.

    ResponderExcluir
  23. Iogurteira top therm é um engodo! Ninguém precisa dela! O iogurte fica pronto dentro de qualquer sacola térmica ou caixa de isopor ou ainda no forno do fogão ou fechado dentro do microondas. Testei todos! O mais rápido, duas ou 3 horas é o isopor. E para refazer, lógico q eles iam falar para usar outro envelope para não contaminar e blabla... Basta passar água fervente nos potinhos para esterilizar e usar 2 colheres do iogurte pronto para um novo litro de leite. Qdo começar ficar com aspecto talhado, use um envelope novo. Você fará cerca de 8 litros, ou 8 vezes. Se quiser fazer dois litros, use 2 colheres de sopa de iogurte e fim!

    ResponderExcluir