sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Rabada com pinhão

Quando eu o vi exposto no açougue fiquei logo toda animadinha. Comprei num impulso, congelei e levei uns dois meses até conseguir prepará-lo. Por duas ou três vezes eu propus cheia de alegria à família: vamos comer rabada????? Ouvi gemidos em negativa e, bom, nem vou falar das caretas.

Neste final de semana ignorei as súplicas dos guris, piquei uma cebola em quadrados pequenos e deixei refogar na panela de ferro com sal e pimenta do reino. Assim que ela empalideceu ligeiramente, coloquei cinco dentes de alho picados, 1kg da carne já cortada em anéis, que dourou por alguns minutos, e dois tomates picados, sem pele e sem semente.

Se você ainda tem alguma dúvida: sim estou falando do rabo da vaca, que é limpo e cortado em "postas", se é que podemos chamar assim. Mas não se assuste, é uma carne fibrosa, com alguma gordura e muito sabor.


Assim que a mistura refogou ligeiramente, despejei três cálices de vinho tinto, um tablete de caldo de carne, tampei e deixei ferver por cerca de 50 minutos. De vez em quando, acrescentei um pouco de água para evitar o ressecamento e, consequente, ruína total do prato.

Nos últimos 10 minutos de cozimento, acrescentei três xícaras de pinhão cozido e descascado. Deixei o molho aprumar um pouco e pronto. Servi com arroz e pimentão fresco picado - e até ouvi elogios...

O pinhão é outra história. Ele é fervido por 30 a 40 minutos numa panela de pressão com sal. É preciso descascá-lo ainda quente e guardá-lo no freezer para utilizar em oportunidades mais amenas. Eu seria irresponsável se não alertasse sobre o trabalhão que é descacar este pequeno: as juntas dos dedos doem terrivelmente depois. Mas, enfim, se fores uma pessoa abnegada e/ou corajosa o bastante para começar, vais encontrar a satisfação que procuras ao acrescentá-lo à qualquer cozido.

10 comentários:

  1. Tenho que confessar que torço o nariz para rabada!!!
    Mas esta ficou com uma cara muito boa...com pinhão então...tá apetitosa
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ziza, eu comeria com o maior prazer.. nunca faria cara feia! Minha mãe faz uma com mandioca! Ótima tbém.

    Bjos querida
    Adoro seus comentários no Madames!

    ResponderExcluir
  3. Eu como nunca provei não iria fazer cara feia. A julgar pelo aspecto e preparação acho que ia gostar. Não tenho muito o hábito de comer carnes vermelhas mas acho que ia abrir uma excepção :)

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu sou de boa boca, por isso podes convidar-me para jantar que eu aceito sem franzir o nariz hihi

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. rsrsrs

    sim o pinhão vale todo o esforço porque a recompensa é uma delícia!

    E os guris vão querer repetir a dose?! Embora seja suuuper macia a carne do rabo é como o pinhão precisa habilidade para ter a recompensa hehehe

    Absss

    ResponderExcluir
  6. Eu não me incomodo de comer rabo de boi. E a Glau falou em mandioca... já fiquei cheia de vontade :)
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Ficamos realmente de queixos caídos com o resultado... nada melhor que uma ótima surpresa! ;)

    ResponderExcluir
  8. Só comi rabada uma vez, em casa da minha amiga Mª José... Foi girissimo porque ela só disse o que era no fim do jantar, eu pensei que era ensopado de borrego (LOL).
    O teu tem excelente aspecto!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Que delícia!! Adorei a maneira que utilizou o pinhão!

    ResponderExcluir