quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Pacotinhos de linguiça à facão

Com um olhar condescendente e uma certa dose de impaciência (- o que tanto pergunta esta menina?*), o açougueiro explicou que a linguiça cortada à facão se despedaça assim que tiramos a pele. Nada moído, nada fatiado. São mesmo pedacinhos de carne suína selecionados com carinho, acrescidos de pouca gordura e ligeiramente defumados - vou levar esta, decidi.

Em casa, enquanto a cozinhava, senti que finalmente tinha feito uma excelente descoberta. Perfumada, recheou lindamente minhas panquecas em pacotinhos.

Para prepará-la, retirei a pele de um pedaço de 200g e, numa panela, a amassei até parti-la em pedaços. Liguei o fogo (sem óleo) e assim que a gordura começou a soltar, acrescentei três dentes de alho bem picados.

Nesse meio tempo, assei no forno até dourar uma misturinha básica composta por uma beringela cortada em quadradinhos, um pimentão verde em tiras e um punhado de tomates cerejas partidos em metades. Tudo lambuzado com azeite de oliva (é claro), uma pitada de sal e um bocadinho de ervas finas. Misturei com a liguiça pronta.


Esta mistura genial (deixo a modéstia para depois) foi parar dentro de massinhas de panqueca (veja a receita aqui) finíssimas, que fechei como se fossem pacotinhos. Coloquei-os numa assadeira untada com um pouco de azeite para encrespar no forno quente por uns 10 minutos. A medida deixa a massa crocante nas pontas e levemente selada. Ninguém quer desabar toda a comida na primeira garfada, certo?


Servi com muita salsa bem fresquinha.


* o menina foi por minha conta.

18 comentários:

  1. ui, que delícia!
    gostei do menina :)

    bjos e bom dia! Glau

    ResponderExcluir
  2. Ziza, que combinação gostosa - berinjela, pimentão, tomatinho e essa lingüiça maravilhosa! Deve ter ficdo uma perdição!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ziza, gostei muito da receita! Com esse recheio as panquecas devem ter ficado fabulosas.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Bem gostoso heim!!! Deve ser delicioso!! Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  5. Isso só pode ter ficado delicioso... embrulhadinho na panqueca! Adorei :)

    ResponderExcluir
  6. Ziza,
    hahahaha
    Mas essas panquecas ficaram lindas!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. hummm que dilicia!!!
    onde comprou esta linguiça???

    ResponderExcluir
  8. Amei com força total esse seu recheio!!


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ziza, que recheio mais encantador.
    Onde comprou essa linguiça, menina?
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  10. Oi flor!!!!
    que legal a forma como foi produzida essa linguiça. Gostei da história !!!

    bjks

    ResponderExcluir
  11. Essa linguiça foi comprada no mercado público em Porto Alegre. Os elogios não foram recursos literários (hihi, coitada de mim!). Ela é boa mesmo.

    ResponderExcluir
  12. .... bem crocante....

    aiai, adorei, simplesmente! Delícia!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Esta linguiça a faca, sempre comprava aí pelas bandas do mercado público...hehehehe...adorava fazer pratos ou até comer ela somente frita com geléia(maluquice minha, mas que amo de paixão)...Pena que aqui no Paraná não tem esta linguiça...buá!

    ótima a dica de usa-la como recheio de panquecas...

    besitos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Ziza (é Pri Contagem - grande BH - MG), tudo bem! Esse seu recheio é a cara da comidinha mineira de dona de casa por aqui, sua roupinha de servir essa esta de parabéns. Vou copia-la! Aquele filhoses, amei! É novidade, para mim, nasce oco como uma massa de carolina, tipo Broinhas mineiras, já anotei, hoje eu vou fazer aqui depois do almoço, já que o creme vai sobrar num pote. Durante a semana te conto como ficou. Beijo Pri

    ResponderExcluir
  15. A minha parceira anda inspirada :)

    Acho que já não vou a tempo de dar a primeira garfada, mas gostei da sugestão.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir