domingo, 12 de outubro de 2008

Filezinho de porco com alecrim

Tenho uma relação complicada com o alecrim: já comprei, já pus fora e já comprei de novo. Mais de uma vez desisti de usá-lo no último instante. Sempre com receio de que a comida fique com gosto de sachê de armário. Não me peça para explicar, é isso que ele me lembra.

Dia desses criei coragem e preparei um filezinho de porco cortado em pedaços. Eles foram temperados com duas colheres de sopa de alecrim fresco, vinho branco, sal e pimenta do reino e ficaram marinando na geladeira por uns 20 minutos.


Esquentei a panela de ferro com óleo e refoguei uma cebola, dorei a carne e, em seguida, deitei todo o suco da marinada. Acrescentei mais dois cálices de vinho não muito cheios e, logo que começou a ferver, cinco ou seis pedaços de mandioquinha paulista.

Esperei tudo amaciar e o molho reduzir. Fiz as pazes com o temperinho...

12 comentários:

  1. Alecrim tem um gosto forte mesmo, mas eu adoro! Tente experimentar batatas com sal grosso e alecrim ao forno! Pode colocas as batatas cruas e com casca! Fica uma delícia...acompanha super bem uma carne!

    Bjos, Glau

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro alecrim e uso sempre, mas sabe que falou algo engraçado eu também tenho esse sentimento com relação a alguns temperos.

    Agora que encanto esse filezinho de porco em?!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hum eu amo alecrim e uso muito, mas realmente é forte.
    Mas com este filezinho de porco combina super bem!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ficou com o gosto de sachê? rs
    eu adoro, uso em quase tudo. Outro tempero que é ótimo pra carne de porco é o osmarim, guria, vc nao tem noção do cheiro bom que fica pela casa !!!
    bj e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Oi querida! Servem duas pessoas.
    Sabe que também não sou muito de frutas, mas tenho me obrigado, por que meu pequeno quer tudo o que eu como.
    :)

    ResponderExcluir
  6. Ora ainda bem que te reconciliaste com o alecrim... ele é um manancial de aromas e sabores!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. É sempre bom quando fazemos as pazes com algum alimento ou aroma, pois são sempre mais portas que abrimos à nossa imaginação culinária.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu uso alecrim em quase tudo pois adoro! É verdade que ele tem um sabor um pouco forte mas também confere aos pratos um sabor único. Ainda bem que fez as pazes com ele :)

    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. alecrim, alecrim dourado q nasceu no campo sem ser semeado...

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito, podes convidar-me para jantar :P

    Comprei umas hastes de alecrim no supermercado e lembrei-me de plantar uma num vasinho. Não é que cresceu??? :D Estou toda contente com a minha plantinha!

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro alecrim,ponho na caça,no salmão onde calha!
    Esse prato ficou uma delicia.
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho alecrim num canteiro e está maravilhoso. Foi uma estaca que me deram e pegou bem :) Ele tem um aroma incrível e deixa um sabor muito bom tanto na carne como no peixe ;)

    ResponderExcluir