Mesmo sabendo que conselho bom não se dá, vou ignorar a sabedoria popular, abrir o meu consultório e alertar às moças e rapazes casadoiros: receita de sogra não se repete. Se você for bobo para fazer, não pergunte ao companheiro se ficou bom e não tente competir com uma memória de infância.
Conto isso porque um dos sabores mais preciosos guardado pelo marido é o sagú de leite. Para quem não sabe, sagú são bolinhas de tapioca (farinha de mandioca) que são cozidas até formar um creme espesso. É muitíssimo popular na região em que moramos e quase sempre é cozido numa calda de vinho tinto, suco de uva ou suco de laranja (este último, mais raramente).
Qual não foi minha surpresa quando fui apresentada ao sagú de leite. Fiquei pasma, mais ainda quando percebi a surpresa do marido com o meu desconhecimento: como assim? Nunca comeste sagú de leite? Minha reação foi franzir a testa, olhar no fundo do olho e perguntar: amoôor, tens certeza de que isso existe mesmo?
Sim, claro que existe, vim a descobrir. É uma das especialidades da minha sogra e foi acrescida ao cardápio da família pelas mãos do Álcio, que, sem paciência de esperar a iniciativa materna e desiludido com minhas negativas em fazer a iguaria, começou a prepará-la e se saiu muito bem na brincadeira.
A receita pede uma xícara de sagú que deve ser deixado de molho em água por cerca de uma hora. Depois desse período, escorra-o e transfira-o para uma panela grande com duas xícaras de leite semidesnatado e uma colher de sobremesa de cravos da índia.
Quando começar a ferver, acrescente cerca de meia xícara de açúcar. Coloque devagar e vá experimentando até acertar o sabor. Deixe cozinhar na fervura em fogo baixo até as bolinhas ficarem macias. Fique de olho, mexendo sempre para o açúcar não queimar demais no fundo da panela (um pouquinho fica ótimo - acreditem) e para que as bolinhas não desmanchem. Se engrossar demais, acrescente um pouco mais de leite.
Sirva morno com canela em pó.
Qualquer dia o Álcio abre um blog de culinária hihi
ResponderExcluirDesculpa a minha ausência, ando numa fase atarefada...
Beijinhos
Desconhecia mas parece-me bom :)
ResponderExcluirhahaha o Maridão na cozinha é maravilha, esses homens aprontam cada coisa né querida!
ResponderExcluirMas como minha sogra nunca foi fã, eu tento competir com a avó hahaha
Bjss
hahahahaha...Ziza, sabe que também nunca tinha nem ouvido falar neste tipo de sagú???
ResponderExcluirE olha que "Eu sou do Sul..." como diz a música, morei por estas querências um bom tempo e nunca ouvi falar! hehehehe Novidade mesmo!
Legal que o maridão foi pra cozinha e fez bonito! É isto aí!
bjs amiga!
Ziza
ResponderExcluirAgora ganhaste um parceiro na cozinha tambem,isso é muito bom!Não conhecia esse doce.
De tapioca só mesmo pudim e a canja que a minha sogra faz com tapioca, no lugar de massa ou arroz(tambem não tento imitar!)
Bj
Sagu de Leite????
ResponderExcluirMas bah guria....nunca ouvi falar....hehhe
mas pra mim parece melhor que o de vinho!!! será uma heresia gaucha?
A receita de "Tapioca com Coulis de Morango" que publiquei tb é feita com leite. Só que o sagu que utilizei é instantaneo. Fica muito bom. Nós gostamos muito.
ResponderExcluirBjs :)
Ziza, tudo bem?
ResponderExcluirNunca comi sagú acredita???!!!
Lancei um desafio para você no blog: http://chocolateempo.blogspot.com/
Beijos
Lu
Obrigada pela visita Ziza.
ResponderExcluirEsse sagu eh bom mesmo e lembra infancia.
bjs
Eu não sabia que também se chamava de sagú, eu adoro tapioca e faço muitas vezes, é parecida com a tua mas ponho também uma casquinha de limão, gemas de ovo, fica tipo arroz doce uma delícia e no fim também polvilho com canela, bom fim de semana, bjs.
ResponderExcluirApoiado Alcio!
ResponderExcluirSagu de leite é velho conhecido lá de casa! Embora minha preferência seja de vinho, de leite é uma delíííícia!!
quando eu morava com a minha mae, ela tinha que fazer os dois tipos sempre, o de leite e o de vinho. E agora vejo a minha sogra fazendo a mesma coisa rs. Esse fim de semana eu tbem fiz sagu, pois Kiara ama, mas era só de vinho.
ResponderExcluirbjks
Sagú de leite é o ouro! ;)
ResponderExcluirbelíssimo aspecto bem bom e delicioso...brigado por partilhar.
ResponderExcluirEu sou de Santo Ângelo, interior do RS e comi sagu de leite a infância inteira ... realmente é um dos sabores que me remetem à infância ...
ResponderExcluirQue bom encontrar essa receita aqui ...
abraço ..
hum deve ser uma delicia adoro sagu..
ResponderExcluiré bm é deu pra percebe,qm ñ gosta de um sacuuu
ExcluirNão conhecia sagú de leite, mas a ideia me parece boa!
ResponderExcluirBeijos!
Sabe que ficou gostoso....
ResponderExcluirolá....tb somos santoangelenses, e nossa filha de 5 anos ama sagú!!!! hoje ela me pediu o de leite, como nunca fiz, vim pra net pedir socorro e econtro um site onde cita nossa amada cidade natal!!! adorei o site e esta salvo em Favoritos no meu not! Obrigado.....
ResponderExcluir