segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Victoria sponge à minha maneira

A receita saiu direto do livro How to be a domestic goddess da Nigella, mas eu insisto em dizer que é o bolo da rainha...

A massa veio atender meu desejo de fazer um pão-de-ló perfeito. Já havia tentado algumas receitas e posso até dizer que todas deram certo: algumas eram boas, outras realmente ótimas, mas nenhuma era exatamente o que eu esperava. Bem, tudo mudou com ele.

Na primeira vez, usamos medidas normais (uma xícara, colheres rasas etc), o bolo ficou fantástico, mas pequeno. Mais tarde lembrei que tínhamos que usar as medidas tamanho Nigella e a xícara virou uma tigelinha - Uh, lá, lá.


Na bacia da batedeira, coloquei a xicrona de manteiga amolecida (não se assuste, mas chegou perto de 200g) e bati com a mesma medida de açúcar até formar um creme claro: usei açúcar de baunilha preparado em casa e não coloquei o extrato solicitado na receita original.

Separei uma xícara (leia sempre tigelinha, ok?) e 1/3 de farinha de trigo e duas colheres de chá de fermento químico bem misturadinhos. Na massa de manteiga e açúcar, coloquei cinco ovos, um de cada vez. A cada adição, acrescentei uma colher de sopa de farinha e bati mais um tantinho a mistura. Concluído o processo, coloquei o restante da farinha, duas colheres de sopa de maizena e três colheres de sopa de leite, só para amaciar um pouco.

O bolo da rainha pede muitas berries que recheiam o pão-de-ló em formato de torta. Mas resolvi atender minha minha rebeldia e assei a mistura por cerca de 30 minutos numa forma de anel redonda, muito bem untada e enfarinhada. Para enfeitar o miolo, bati uma xícara de creme de leite fresco com três colheres rasas de açúcar de confeiteiro até o ponto de chantilly. Misturei com amoras frescas e servi geladinho.

No dia seguinte fica ainda melhor.

Em tempo: para ter sempre açúcar de baunilha em casa, coloque uma ou duas favas (podem ser encontradas em delicatesses) num pote bem fechado com um quilo de açúcar e deixe alguns dias para aromatizar. Vá repondo o açúcar na medida em que você o utiliza.

14 comentários:

  1. Ziza essas super amoras ficaram lindas nessa cobertura branca!

    Esse bolo esta com uma cara ótima.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Também faço o açúcar baunilhado assim em casa :)
    Este bolo deve ser muito bom!!!
    A decoração fica linda!

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito e deve ser optimo de sabor!
    Fiquei um pouco baralhada com as medidas ;)
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Temos uma Ziza domestic goddess :)

    De facto as receitas da Nigella têm umas medidas que não correspondem ao que nós vemos ela colocar nas receitas. Há que ser generosa com os ingredientes hehe

    ResponderExcluir
  5. Nigella adora uma manteiguinha e açúcar, mas as receitad dela são realmente ótimas! o seu bolo ficou lindão! bjos, Glau

    ResponderExcluir
  6. Me espera pro café!!!!!!!!! tá lindo!

    bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Canela, o segredo das medidas é que a Nigella não usa a xícara comum, mas aquelas xícaras enormes que mais parecem uma tigelinha pequena de consomê... e as colheradas são cheias e gordas.

    Tudo muito bem servido. ;)

    ResponderExcluir
  8. aiai, estas amoras aí em cima, dando sopa... posso fisgar uma? duas, então? .... pls????

    tb gosto de ter o aç baunilhado em casa, fica realmente com outro sabor, aroma...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente uma perfeição de bolo! A gente aqui de casa só tem a agradecer! :)

    ResponderExcluir
  10. Só pode ser uma delícia :)
    Beijinho

    ResponderExcluir
  11. Parece-me bem simples de fazer... já anotei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Achei esse bolo no Para Cozinhar e tinha que vir conhecer seu blog! Achei lindo! Os dois, o bolo e o blog! rs
    Aquele costelão de domingo... hummm, está com uma cara ótima!!
    Gostaria de linkar seu blog para sempre voltar, tudo bem?

    ResponderExcluir