terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Moranguinhos na panela

Se você mora aqui pelo Sul e ainda não comprou a cota que lhe cabe, corra para aproveitar. Sim estou falando dos morangos: estamos no finalzinho da melhor safra dos últimos anos. Se você os quer doces e saborosos, afaste-se das opções de supermercado. Compre os orgânicos na sua feirinha, no mercado, quem sabe até no armazém da esquina: são menores, mais doces e prometem não conter agrotóxicos. Ainda assim, só para garantir, os deixo de molho numa bacia por uns 30 minutos, trocando a água de vez em quando.

Gosto de comê-los puros e o Fre adora com leite condensado. Mas se você quiser comprar uma caixa de 1kg, pode usar o excedente para preparar uma geléia como esta aqui. Fácil e rápida de fazer, combina com sorvete, biscoitinho, bolo e pãozinho. Se tiveres coragem, combina também com carnes. Além de tudo, fazer geléia impressiona. Embora seja mais fácil que fritar um ovo, parece até uma receita de quem sabe o que está fazendo na cozinha.



Limpe cerca de 200g de morangos sem os partir. Coloque numa panela pequena e cubra com água. Acrescente cerca de duas colheres de sopa de açúcar (ou mais, se gostares bem docinho) e uma dose de cachaça. Deixe ferver mexendo de vez em quando até engrossar e ficar em ponto de geléia. Está pronto!

13 comentários:

  1. Ai Ziza, fiz tanta geleia de morango que nem te conto hehe é tão bom né, fresquinho ai ai
    Bjs querida e bom natal

    ResponderExcluir
  2. Sou como você gosto demorangos puros, como é bom, e a geléia então? A cor já é um escandalo e o sabor é uma tentação.
    Desejoa você e sua família um feliz e abençoado Natal e um Ano cheio de alegria, paz e saúde.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Malvada! Aqui é Inverno e morangos só mesmo congelados... Que saudades!
    Feliz Natal para ti e para os teus...

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não fiz geleia porque acho dificil e que demora muit o tempo. Não é normal, né?
    Feliz Natal ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Ziza, tudo bem! Agora é 23/12 madrugada, só assim para conseguir um brexinha e te desejar do fundo coração um Feliz Natal cheio de alegrias. Um beijão da Pri (MG)

    ResponderExcluir
  6. Que maldade ver aqui morangos tão apetitosos e eu sem os poder comer pois por aqui agora é coisa que não há...

    O natal correu bem? Espero que tenha corrido.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Geléia de morangos é sempre uma boa dica... e sua receita está sim, mais fácil que fritar ovos...hehehehe.. qualquer dia destes me atrevo e faço uma seguindo sua receitinha...

    Está linda a imagem, consigo imaginar o saborzinho... delícia amiga!

    bjssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Por aqui agora não há morangos :)

    A geléia está com um ar todo apetitoso.

    Continuação de Boas Festas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Hummm belos moranquinhos! Ziza eu tb não conhecia os filetes de peixe gato, mas quando provei a 1ªvez num restaurante adorei e então comprei-os congelados da Pescanova. São mais saborosos que os tradicionais filetes de pescada! Experimenta!

    ResponderExcluir
  10. Ziza esses morangos estão com uma cor maravilhosa, é uma cor bem atrativa né?! fico imaginando eles com suspiros...rs
    Aproveitando, Próspero Ano novo pra vc e sua família.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. nossa ador morangos..deve ser uma delicia.

    ResponderExcluir