domingo, 28 de dezembro de 2008

(Hohoho) Milagre de Natal

Passei anos e anos achando o Natal uma chatice... só comecei a gostar depois que ele deixou de ser uma trabalhosa obrigação e se tornou uma desculpa para ficar horas na cozinha pensando o cardápio, preparando os assados e encomendando -ops- os doces (ninguém é de ferro, né?).


Confesso que depois das primeiras horas de trabalho, especialmente com o forno ligado, picando e cortando numa cozinha que beira os 54ºC, sempre penso que o cardápio tradicional não se ajusta ao Natal tupiniquim. Muito calor, minha gente, muito calor para tanto tempo de forno.

Já fiz ajustes na ceia de ano-novo. Há dois ou três anos abandonamos a carne de porco por frutos do mar. Escolho pela cor e pelo andar: preciso de salmão porque é cor-de-rosa e nada para frente. Seguindo esta mesma lógica, não comemos caranguejo (anda para trás, ou para o lado - como preferires) e carne de aves. Frutas, gosto das amarelas para trazer dinheiro e vermelhas para trazer amor.

Mas bem, estava falando do Natal: acho que a ceia tradicional não se adapta ao clima tropical - ou mesmo ao subtropical, como é o meu caso. Achei que era hora de levantar esta bandeira, mas como toda a grande mudança é um processo, o meu começou devagarinho e pela primeira vez o meu cardápio não contou com farofa. O peru foi recheado com creme de batata doce e linguiça e farofa foi corajosamente abandonada depois de 35 anos, sem falhas.

Achei que planejamento poderia ajudar, então comecei a brincadeira no dia 22: com o menu decidido, fui ao supermercado empunhando uma lista de compras e a expectativa de ficar horas disputando o peru com ferozes donas-de-casa. Qual não foi minha surpresa quando percebi que toda a cidade tinha ido para a praia e o lugar era meu. Só meu. Hahaha, achei que era um sinal de que estava no caminho certo.

Depois de descongelarem por um dia inteiro, no dia 23 assei o peru já recheado e o pernil desossado, que fiz com alecrim e cachaça de gengibre acompanhado por castanhas portuguesas. Cerca de seis horas depois, arrumei a mesa e me organizei para preparar os acompanhamentos no dia seguinte: arroz de jasmim com cogumelos picantes, mix de folhas verdes, muzzarela de búfala com cerejas frescas (parece melhor do que ficou), ponche e entradinhas de queijo.

No dia seguinte, com a mão no quadril, os hormônios fervilhando e boa parte da ceia de Natal para preparar, pedi aos guris para darem uma ajeitadinha na casa, o que eles fizeram com boa-vontade e, claro, um pouco de medo - já que não nasceram ontem.


O resultado da trabalheira foi tão bom que me fez acreditar no milagre de Natal: planejamento, cooperação e ventiladores na cozinha.

10 comentários:

  1. E que milagre!
    A tua mesa está liiinda :)

    De facto deve ser terrível ficar fechada um dia inteiro na cozinha com o calor se que faz sentir por aí.
    Por cá faz um friozinho bom...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Não consigo imaginar o Natal, como o vosso, com calor. Adorei o teu discurso sobre a experiência deste ano e... parabéns pelo resultado!
    Beijinhos e bom 2009!

    ResponderExcluir
  3. Ziza
    Isso é que foi uma festa!Um belo cardapio!Nunca tinha pensado nessa historia de assar perú num clima desses,não é facil....Nós aqui até inventamos para acender o forno,com o frio que faz.
    Adorei a forma como escolhes os pratos de fim de ano,eheheh!
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Também acho que o cardápio de Natal nos lugares onde é verão deve ser adaptado a realidade local.
    E planejamento é fundamental. Eu tb faço isso, senão a gente trabalha o tempo todo e não aproveita nada.
    Infelizmente aqui não tenho ajuda. Tenho que fazer tudo sozinha, mas, pelo menos, é inverno e ajuda muito.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. E estava simplesmente DIVINO!!!
    Mas faltou a foto que tu tiraste ao lado da mesa!!!!! ;)

    ResponderExcluir
  6. Eu não consigo imaginar o Natal com calor. Aqui tivemos muito sol mas temperaturas negativas :)
    A mesa ficou linda e essa ementa deve ter ficado deliciosa ;)

    ResponderExcluir
  7. Ziza muito legal tua experiência. Ficou linda a mesa. Eu resolvi o problema do forno ligado, agora com a casa nova ele ficou lá junto com a churrasqueira, aqui dentro de casa só o fogão e um forninho elétrico.
    Ficou linda tua mesa.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  8. Que mesa mais linda..que capricho heim???? parabéns!!! bjos!!!

    ResponderExcluir
  9. Ziza
    Vim agradecer a tua mensagem e desejar-te um excelente ano 2009!

    ResponderExcluir
  10. Ziza, amei sua visita no meu cantinho. Passe por lá mais vezes porque eu também darei sempre o ar da graça por aqui. Beijos!

    ResponderExcluir