sábado, 19 de julho de 2008

Supremo de Bananas

Hoje acordei com vontade de ter um Supremo. Pensei com meus botões "que maravilhoso País é este, que permite a qualquer cidadão de boa vontade ter um desses só pra si". Achei que devia homenageá-lo - o País - com um Supremo de bananas. Claro, idéia fantástica, afinal nós temos bananas...

Abri meus velhotes livros atrás da receita rasgada. O nome do prato era outro, mas como eu queria mesmo um Supremo, roubei a idéia de um habeas culinarius e mudei o seu nome. O argumento é cristalino e irrefutável, acrescentei alguns dos mais utilizados ingredientes da tradição tupiniquim: o jeitinho e a cara-de-pau.


Você entende. O livro pedia que eu batesse quatro bananas amassadas, uma gema, três colheres de óleo, 1/2 xícara de açúcar e a mesma medida de iogurte. Como eu não tinha iogurte, dei um jeitinho (ahá) e misturei algumas colheres de nata com outras de leite. Ficou estranho, mas tudo bem, eu não ia servi-lo no banquete da Polícia Federal mesmo.

Já estava no meio do caminho, quando percebi que não tinha óleo. Para substitui-lo, coloquei mais um pouquinho de nata. A farinha, bem, aquela xícara de farinha deveria ter sido peneirada. Mas já que ninguém faz isso, porque eu deveria? Joguei tudo na tigela. Junto, foram as três claras que precisavam ser batidas em neve, mas não foram. Bem, quem iria descobrir, não é mesmo?

Depois de pronta a mistura, fiz uma farofinha doce misturando açúcar, margarina (bobagem usar manteiga) e farinha. Coloquei tudo em forminhas que não foram untadas. Usei aquelas de papel mesmo. Depois, quando comer, eu dou um jeito de desgrudar...

Ah, não pense que eu me descuidei com o acabamento. A farofa foi cuidadosamente despejada sobre cada um dos supremos. Os bananas, digo, as frutas, foram fatiadas e dispostas felizes sobre cada um dos quitutes. Finalmente, para manter a tradição e homenagear os veneráveis, foi preciso comer tudo sozinha.

13 comentários:

  1. Menina isso é de comer e chorar por mais!!!Amei de verdade...um beijo Marcos:*))

    ResponderExcluir
  2. Pois é, queixamo-nos dos bananas que andam por aí... mas eles andam todos orgulhosos. Afinal, são papel principal nas cozinhas e são comidas com muito prazer :) Algumas "bananas" mereciam ser bem digeridos, não é? :)
    Ficaram lindos esses supremos.
    Bom Domingo

    ResponderExcluir
  3. Lindos estes queques ou supremos, conforme queiras chamar! Para mim simplesmente magníficos!!

    ResponderExcluir
  4. No fim dos improvisos deu uma belíssima receita ,se calhar melhor que o original :)
    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. E tu comeu sozinha, sua cretina? Não me chamou porquê??? hehehe

    ResponderExcluir
  6. DI-VI-NOS!!!!!! Adorei esta receita, brigadinha pela visita lá em casa, uma linda semana para você!!!!!
    Fernanda
    http://mamaocomacucar.sampasite.com

    ResponderExcluir
  7. Fartei-me de rir com o que você escreveu no seu post :)
    Que belos improvissos esses que foram feitos na receita e a julgar pelo aspecto os supremos ficaram supremamente maravilhosos!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Ziza,

    Vc não só tem mão para a culinária, como também escreve muito bem. É um prazer vir aqui, dou sempre umas boas risadas com seus textos.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ziza farinheira é como os chouriços de carne só que é feito com farinha é tipo a linguiça...já deu para entender se quizeres eu meto uma lá no meu blogo. um bjo Natércia...

    ResponderExcluir
  10. Ora bem, Ziza, não te saíste nada mal. com o acumular de improvisos.
    Estava capaz de provar unzinho...
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  11. Ziza, kkk
    eu tb ando trocando algumas coisas quando falta kkk
    Mas eu prefiro manteiga, pode ser mais cara mas o gosto é totalmente diferente.
    Mas nos tempos de vacas magras, uma bela margarina serve hehehe
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Deusulivre. Eu recomendo manteiga...

    ResponderExcluir