quinta-feira, 10 de julho de 2008

Purê sem casca

Há tempos venho pensando em preparar alguns pratos com mandioquinha, que aqui no Sul chamamos de mandioquinha paulista. Mas toda vez que a pegava no mercado, acabava esbarrando no preço, muito superior aos seus equivalentes batata e aipim. Acontece que minha irmã, mulher recentemente especializada na preparação das papinhas do Antônio, falou-me maravilhas do ingrediente e eu resolvi finalmente comprá-lo.


Sem saber exatamente o que preparar, coloquei-as na panela para cozinhar por cerca de meia hora com um bocadinho de sal. Findo o tempo calculado, descobri que a mandioquinha não só já estava cozida, mas o prato (um delicioso purê) já estava praticamente pronto. Bastou apenas tirar as cascas do meio do caminho - hehe.

Achei que era um sinal e acabei com o dilema da receita. A carne já estava no forno mesmo, um purezinho era tudo o que precisávamos de acompanhamento. De sabor leve e marcante, a mandioquinha não pediu nada além de sal e um esguicho de azeite de oliva. Absolutamente deliciosa por si mesma, ela não depende de manteiga, ovos, leite, batedeira, queijo ou qualquer outro acessório que usamos para dar um gostinho que seja ao purê de batatas tradicional.

O tubérculo arrasou e eu fiquei completamente rendida. A carne parou lá no canto do prato esperando sua vez de ser devorada, porque quem reinou na mesa foi mesmo o acompanhamento. Se fores fazer também, recomendo tirar a casca antes do preparo! Ah, por cima larguei umas folhas de hortelã.

15 comentários:

  1. Eu achava que mandioquinha era o mesmo que aipim... Aiiii!
    Esse puré está com uma cor invejável e deve ser bommmm ;)

    ResponderExcluir
  2. adorei
    vou fazer também
    já tinha comido creme de mandioquinha, muito bom com alho poro
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ameixa, a mandioca, o aipim, a tapioca e a macaxeira são a mesma coisa - apenas nomes regionais. A mandioquinha, por sua vez, é um parente próximo ;).

    ResponderExcluir
  4. humm mandioquinah é tao bom...adoroe!!!

    querida nao etnho sue email para papermos...manda pra mim lailaradice@gmail.com

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Mandioquinha foi coisa que nunca comi mas tenho olhado para ela quando vou ao supermercado... Agora fiquei bastante tendada a comprar.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Nunca comi mas deve ser muito bom!!!É preciso é ser de comer. Um beijo. Marcos:*))

    ResponderExcluir
  7. Ziza, a cerveja preta que usei para preparar as batatas é uma que nem é muito doce nem muito amarga. Na verdade ela é uma mistura dos dois sabores. Se quiser preparar a receita pode optar pela mais doce pois penso que fica melhor.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Eu amoooo mandioquinha!!!

    Lá em casa faziamos meu pai trazer vários kgs cada vez que ele subia o país hehehe
    já provei com nata, e é um convite ao pecado da gula rsrsrsrss!

    ResponderExcluir
  9. Eu ando a "namorar" a mandioca há que tempos!

    Fiquei com mais vontade ainda.

    Bj

    ResponderExcluir
  10. sua narração po´rtica tbem arrasou !!!
    lindo o texto !!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Ziza.
    Fiz muito esse purê para meus filhotes na infância deles...sempre fez sucesso e agora vivem me cobrando para fazer mas sempre vou para o de batatas...rsss. o seu ficou ótimo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Tou perdida: mandioquinha e aipim....isto é??Menina desculpe-me mas eu não faço ideia o que são...mas tem tão bom aspecto!

    ResponderExcluir
  13. Ziza obrigada pela visita , o seu blog tb é lindo...
    O grão é de bico, mas já cozido.
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  14. Adorei o texto! Adorei as receitas! Tudo muito suave. Como quem escreveu. Estou agradavelmente surpresa!O pudim de leito condensado pode ter variações como por exemplo substituir o leite(de vaca)pela mesma medida de suco de laranja natural.

    ResponderExcluir