sexta-feira, 9 de maio de 2008

O suflê não espera ninguém

Eu simplesmente adoro suflê. Aprendi uma base salgada há quase 20 anos e desde então repriso versões de vários tipos. Algumas ótimas, outras nem tanto. Mas além de me conquistar pela boca, o suflê me cativou pelo mito. Em algum momento, em algum lugar, algum chef de cuisine conseguiu fazer todo mundo acreditar que suflê era difícil de fazer. Eu, que não sou boba nem nada, me aproveito dessa dessa fama e faço de conta que tenho um talento extraordinário para a coisa, capisce?

Bem, é verdade que ele tem um segredo. Minto, são dois. O primeiro deles é bater a clara em neve. Se fizeres isso bem feito, a receita está garantida. O outro segredinho aprendi com minha mãe e, confesso, depende do seu domínio sobre os comensais: o suflê não espera por ninguém. Quem quiser comer que sente à mesa e o espere chegar.

Aqui em casa todo mundo está sempre fazendo alguma coisa. Eu grito "tá na mesa!" e os guris vêm correndo. Mas isso às vezes leva alguns minutos. E esses minutos são o suficiente para o suflê murchar.

Isso acabou quando descobri esta receita de suflê de doce de leite: é uma sobremesa e todo mundo já está sentado quando sirvo. Olha que beleza:


Para comer esta gostosura, faça um mingau de maizena muito duro, tipo cimento, ok? Acrescente um copo americano de doce de leite e duas colheres de café de fermento químico. Em seguida, misture as claras em neve (não faça economia, use no mínimo quatro ovos para prepará-la), despeje numa forma untada e asse no forno em temperatura média até ficar cheio e douradinho. Tire do forno e sirva correndo.

7 comentários:

  1. Meus parabêns mãe, está muito bom. "Espero" (e espero bastante) que tu faças este suflê de novo no dia das mães.

    ResponderExcluir
  2. hehehe
    deve ser um código secreto e universal de Mães Fre, pois a minha também fez o suflê salgado lá em casa não sobrou naaada para contar história...

    ResponderExcluir
  3. Mas nesse domingo o negócio foi de outro mundo! Não teve suflê, mas teve banquete! :) Tudo estava de se ajoelhar e chorar de tão bom!

    ResponderExcluir
  4. Hehe, assim é que é bom cozinhar!

    Contanto que elogiem, não quero nem saber se é verdade.

    ResponderExcluir
  5. Ziza...Obrigada pela visita no meu Blog... Adorei o seu também, e tem cada receita deliciosa, ainda bem que foi me visitar, assim também acabei encontrando esta maravilha de blog...
    Adorei esta idéia do seu suflê doce...ANOTADÍSSIMO!

    beijos e volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. ahhhhh.... já te add como Blog de amigos!

    bjssssssss

    ResponderExcluir
  7. eu tbm me aproveito da fama de dificil...eheheh é charme, savbe como é?

    adorei sua versão d edoce de leiete! farei em berve!! bjs

    ResponderExcluir