Estimulada pela Elvira, mas sem os devidos ingredientes, apetrechos e talento, resolvi fazer uma versão ligeiramente inspirada de uma carne com osso cozida no vinho branco.
No momento de colocar o vinho, vi que o que tínhamos em casa era muito bom para não ser bebido e resolvi cozinhar com cerveja. Com a decisão tomada, é claro que a garrafa do precioso manjar de cevada foi-se ao chão. Primeiro, achei que devia ser um sinal superior: "coloca o vinho, dizia-me uma vozinha interna". No instante seguinte, cheguei a conclusão de que eram, na verdade, as forças do mal tentando me impedir de fazer a melhor carne com cerveja de todos os tempos. Chamei pelo meu herói que foi gentilmente comprar mais.
Usei uma paleta que foi temperada com sal, pimenta malagueta, tomilho e alho em pó. Selei a carne na panela de ferro e acrescentei quatro cravos e um pau-de-canela. Cobri tudo com cerca de 500ml de cerveja. Então, descasquei e incluí seis ou sete inhames que cozinharam lentamente junto com a carne. Claro que você pode usar batata no lugar! E antes que você pergunte: sim, eu fiz com inhame só para me exibir.
Na metade do cozimento, coloquei pedaços de cebola, fechei a panela e deixei o fogo alto, virando a carne de vez em quando para não secar. O molho espalhou um perfume delicioso pela casa, ficou grosso e aromático. A carne macia e suculenta. O inhame, bem o inhame é uma delícia: mais denso, cremoso e claro que a batata, vale a pena experimentar nesta ou em outras receitas. E, além de tudo, dizem que é excelente para o sistema imunológico.
Olha ele aqui:
Ainda bem que sempre temos nossos "heróis" de plantão pra nos salvar, nos momentos críticos...hehehehe
ResponderExcluirMuito boa a dica de se fazer a carne com inhame... coisa que não costumo usar muito..mas tá aí uma bela dica.
bjsssssss
Muito bom aspecto, de facto esta carne devia estar deliciosa!
ResponderExcluirBeijinhos
Acredita que já vi o inhame no mercado mas nunca passou na cabeça em compra-lo!?
ResponderExcluirA sua carne deve ter ficado uma delicia, cerveja dá um gosto mto especial.
bjs
O que deu unidade e deixou-a super gostosa e perfumada foi o cravo.
ResponderExcluirZiza, valeu por vir me visitar também!! Olha, com inhame ou batata, cerveja ou vinho, sua carne ficaria boa de qualquer jeito pois quem cozinha bem faz maravilhas com oque tem em mãos!! E posso te linkar lá no meu blog? Beijão
ResponderExcluirMesmo com o boi relutante, recuperado pelo AA, você conseguiu embebeda-lo, e pelo jeito o resultado foi ótimo!!
ResponderExcluirAbssss
Adoro inhame, nos Açores comemos muito com o cozido feito nas caldeiras ou, frito é delicioso, gostei da receita, ;)
ResponderExcluirDEVE TER FICADO
ResponderExcluirUM ESPETÁCULO !!
Mais do que uma simples refeição. Verdadeiro banquete para os sentidos: aromática, rica em texturas, belíssima à visão e deliciosa ao paladar.
ResponderExcluirSorte minha. ;)
Ziza, adorei o "Carol cerejas e o Benedito" ficou muito engraçado!! Grande beijo
ResponderExcluirvou te ensinar:http://boomp3.com/listen/fb1c5xr/joss-stone-l-o-v-e vai neste link e escolhe
ResponderExcluiré fácil
bjs
Fico feliz por a ter inspirado, querida Ziza. :-)
ResponderExcluirA carne ficou bem e o acompanhamento de inhame é óptimo, pois é também muito usado nos Açores.
Beijos.