segunda-feira, 12 de maio de 2008

Beterraba na segunda

Segunda-feira é o dia internacional da dieta! Para comemorar, fiz esta salada de beterraba, que é um das minhas comidinhas preferidas.

Beterraba cozinho assim: encho uma panela de pressão com várias (e sal) e vou preparando aos pouquinhos. Um dia com molho de iogurte, no dia seguinte com frutas cristalizadas (delícia) e noutro faço como esta aqui, que leva azeite de oliva, sal, pimenta do reino, folhas de hortelã e pimenta rosa - que eu adoro!


Para manter este fúcsia quase pornográfico, ela precisa ser cozida com casca e deixada na água do cozimento por algumas horas (eu faço no dia anterior). Se descascada logo após fervida, o centro às vezes fica esbranquiçado e sem graça. O caldo pode ser aproveitado para fazer vários pratos, até para cozinhar feijão. De anemia ninguém sofre com um reforço deste. ;)

A minha saladinha servi com uma torrada e uma omelete bem fininha, quase um "crepe" de ovos mexidos. Bom demais:

3 comentários:

  1. Ziza, sabe que nunca fui muito de beterrabas... comia forçada desde criança, pela minha mãe, dizendo que fazia bem... Eca! Mas hj em dia já me acostumei mais com a idéia e já não é tão castigo assim... hehehehe

    Uma das coisas que achei muito legal é a dica de cozinhar e deixar de um dia pro outro... as minhas sempre ficavam pálidas, e não sabia o motivo... vou testar como vc indicou.

    beijosssssss

    ResponderExcluir
  2. Pode deixa de molho que funciona. A beterraba tem essa coisa de amor e ódio né? Eu, quando criança, adorava comê-la pelo efeito cor-de-rosa no prato. Haha, justo eu que nunca fui uma menina muito mulherzinha.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Bom, como só vi a receita na terça vou deixar para começar minha dieta semana que vem...rsrs

    Gosto de beterraba, essa salada deve ficar uma delícia!

    Se tiver um tempinho, passa no meu blog ok? Chama-se Toalha e Talher.

    Bjos mil

    ResponderExcluir