Churrasco aqui não tem nada de barbecue, assamos a carne no carvão e comemos sem muita frescura, acompanhada por folhas verdes e cerveja gelada. Bem, uma saladinha de batata com maionese também é um clássico. Aqui em casa, fazemos preferencialmente com vazio (fraldinha), maminha, entrecot e salsichão. Pão com alho, cebolas e pimentões assados também são muito bem-vindos.
O churrasco vira sempre várias coisitas gostosas no dia seguinte. Todas as famílias gaúchas tem suas receitas para o reaproveitamento da carne que sobrou: minha madrinha faz croquetes maravilhosos e uma amiga prepara até sopa.
A única unanimidade entre todas as moças e rapazes prendados é o arroz de carreteiro. A receita tradicional pede charque, mas quem se importa? A carne de churrasco, provavelmente, já é muito mais usada para elaborá-lo do que qualquer outra disponível. Vou acrescentar que o resultado é bem similar (senão idêntico) com uma carne bem tostadinha assada no forno.
Espero não ofender nenhum tradicionalista, mas fiz várias alterações na receita e o meu carreteiro é preparado assim: refoque no óleo três dentes de alho, uma cebola picada em quadrados pequenos e um pimentão verde. Acrescente duas xícaras da carne picada (pode misturar mais de um tipo - fica ótimo), se tiver um pedacinho de gordura, tanto melhor: espere ela tostar e liberar um pouco de suco. Agora é hora de colocar uma xícara de arroz comum, tipo cateto, e deixá-lo refogar um pouco na mistura.
Acrescente, então, um tomate picado sem pele e sem semente. Deixe fritar bem e desmanchar um pouco. Em seguida, despeje duas xícaras e meia de água fervente e tampe a panela. Mexa de vez em quando e, no final do cozimento, acrescente um punhado de salsa e cebolinha picada.
O arroz deve ficar molhadinho e bem cozido. Se for preciso, adicione mais água para não secar. Como a carne é assada com sal grosso, este condimento é totalmente dispensável. Mas vale colocar uma boa pitada de pimenta do reino.
Como tu mesma dizes: Boi é para comer hehe :)
ResponderExcluirGostei muito desse seu prato,o sabor deve ser fantastico!
ResponderExcluirBj
Menina, minha boca encheu de água aqui!
ResponderExcluirEssas delicias brasileiras vale mais que um pratinho de comida francesa kkk
bjs
Esse arroz tem muito bom aspecto :)
ResponderExcluiraltos churras !! Aqui em casa estou tentando tirar esse vício do marido que faz uns 3 churras por semana se eu deixar rs
ResponderExcluirboa semana
bjks
Gostei muito da tua explicação sobre o arroz de carreteiro e, finalmente, percebi o que era charque que eu pensava ser uma espécie de tubarão salgado (não vale rir!!!).
ResponderExcluirBeijinhos.
Putz... faz tempo q não como... e ultré deu vontade!
ResponderExcluirAnna, mil desculpas, mas foi impossível segurar a gargalhada. Nunca comi tubarão!
ResponderExcluirZiza eu sou gaúcha e lá em casa sempre fizemos com alcatra e bem simplinho.
ResponderExcluirMeu pai adorava churrasco, mas detestava Carreteiro, então só se fazia com carne fresca e quando ele não estava.
Me criei assim e só fiquei sabendo que muitos utilizavam o churrasco para fazer Carreteiro depois de grande já.
Agora aqui em casa nunca faço, pois meu marido não come carne vermelha. Nem me lembro direito qual foi a última vez que comi este prato.
Bjs :)
Ziza, o arroz tem um aspecto óptimo!
ResponderExcluirbeijinhos
Eu me encantei com seu carreteiro!!
ResponderExcluirwww.saboresdalica.blogspot.com
Como a ordem é não desperdiçar a receita está aprovadíssima. Nunca fiz assim, mas é uma ótima idéia.
ResponderExcluirBjs!
Aqui em casa quase todo fim de semana tem churrasco. Se sobra costela de porco ou salsichão, vai para o feijão, e fica uma delícia, e a carne... carreteiro.
ResponderExcluirGostei demais do teu carreteiro. Eu aprendi a fazer carreteiro com meu marido...
Bjos, Lú.
aii adoro vazio...nao acho por aqui.... mas esse carreteiro esta tão lindo...bjs
ResponderExcluirFiz esse risoto só de brincadeira e ficou super bom!! comeram muito.. Fiz duas rreceitas
ResponderExcluirRafael fantin
Acrescentei milho! vamos ver se fica bom, ja ja respondo kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirFicou ótimo!
ResponderExcluir