quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Cogumelos picantes com alho-poró

Se tem uma coisa que posso dizer com segurança, é que nunca fui indiferente a uma bela porção de cogumelos. Na infância, imaginava que sua função seria apenas (como se fosse pouco) abrigar adoráveis duendes. Na região da serra, para onde eu viajava com certa frequência, era possível colhê-los e colecioná-los por algumas horas, geralmente até que minha mãe os visse e os jogasse no lixo, com assustadoras repreensões sobre as propriedades tóxicas do fungo.

Quando os champignons vieram para a nossa mesa (na época, era a única espécie disponível para consumo) levei algum tempo até me convencer de que o produtor realmente saberia diferenciar os tipos comestíveis dos demais. Minha corrida para catá-los e experimentá-los o mais rapidamente possível era a mais pura abnegação: eu estava protegendo a vida da família, e não sendo gulosa, como poderia ser facilmente acusada.

Se antes eram em conserva e acompanhavam o estrogonofe, hoje os prefiro frescos, salteados ou mesmo refogado como este aqui.


Lavei uma caixa de cogumelos e os piquei em quatro. Deixei de molho no suco de um limão siciliano e um pouco de sal. Se preferires menos acidez, deixe os cogumelos inteiros nessa marinada para que eles não a absorvam demais.

Numa panela wok, esquentei um fio generoso de azeite de oliva, onde refoguei uma pimenta vermelha sem sementes cortada finíssima. Assim que começou a tostar, acrescentei dois talos de alho-poró cortados em anéis. Usei somente a parte branca, desprezando a verde.

Larguei um pouco de sal e coloquei os cogumelos, que refogaram até amaciar e secar o líquido liberado. Na finaleira, coloquei seis ovos de codorna fervidos por cinco minutos e descascados. Comemos com pão e queijo.

14 comentários:

  1. Tb adoro cogumelos, de vários tipos. São bons d+.
    Essa fatia de queijo gorgonzola então completou essa maravilha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca fui insensível aos cogumelos... adorooo :)

    ResponderExcluir
  3. Eu também amo cogumelos por isso tratei logo de salvar a receita! :)

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não gosto muito de cogumelos mas como. Esses feitos assim devem ter ficado muito bons!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. muuuuuuuuutio bom! tb adoro cogumelos...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Poíamos criar o clube das fãs de cogumelos, não era?
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Ziza
    O prato está aprovado!Adoro cogumelos.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Eu só costumo usar cogumelos laminados que se vendem enlatados. Assim nunca comi. Tenho de experimentar :)

    ResponderExcluir
  9. Amei, pãozinho comprado melhorado em casa, já faz parte do meu mundo de receitas. O meu filho Michel (17 anos moço já), chato que só ele. Só acebolado de Alho-Poro que ele come, ele diz ser a unica cebola de desce. Realmente é Alho-Poro é tudo de bom, com Cogumelos então e aquele queijo fortinho. Arrasou, o pior que não tenho nenhum dos 3 aqui na geladeira em casa hoje. Fiquei na vontade. A combinação foi ótima. Parabéns. Pri

    ResponderExcluir
  10. Amei, pãozinho comprado melhorado em casa, já faz parte do meu mundo de receitas. O meu filho Michel (17 anos moço já), chato que só ele. Só acebolado de Alho-Poro que ele come, ele diz ser a unica cebola de desce. Realmente é Alho-Poro é tudo de bom, com Cogumelos então e aquele queijo fortinho. Arrasou, o pior que não tenho nenhum dos 3 aqui na geladeira em casa hoje. Fiquei na vontade. A combinação foi ótima. Parabéns. Pri

    ResponderExcluir
  11. Achei a receita show, imagino que a mistura dos ingredientes ficou perfeita.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  12. Oi queridona que delícia esses cogumelos!! Os ingredientes e acompanhamentos me agradam um tantão!! hahaha
    Gostaria também de agradecer seu comentário no meu blog, neste momento tão especial que estou vivendo que é a gestação.
    Obrigada!
    Bjks

    ResponderExcluir
  13. TAmbém amo cogumelos e esta receita vai logo ser experimentada por aqui.
    Passa lá no Idéias que tem selinho e carinho para vc.
    bjk

    ResponderExcluir