quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Tatu com favas

Quando criança imaginava que tatu não era carne de boi, mas do bichinho homônimo e ficava horrorizada em comê-lo. Mais tarde ouvi alguém chamando de lagarto e, nossa: que nojo, eu não vou comer isso, pensava.

Hoje é um dos cortes que mais gosto e não me importa mais o nome que recebe. Tatu se presta para um bife rápido, uma sopa magra ou para uma carne de panela (acho que esta é a melhor maneira de prepará-lo).


Este aqui da foto, comecei a preparar no dia anterior. Numa panela de ferro, fritei uma xícara de bacon bem picadinho e uma cebola cortada muito fina. Logo que a cebola começou a dourar, acrescentei o pedaço inteiro e deixei selar por todos os lados. Em seguida, coloquei três tomates sem pele e sem sementes e cobri com muita água.

Essa mistura ferveu por cerca de uma hora e meia até secar a água. Abri uma latinha de cerveja preta doce (tipo malzbier), joguei na panela e esperei reduzir. Bem, na verdade, essa era minha intenção. Infelizmente, esqueci o que fazia e deixei que a mistura queimasse (só um pouquinho, ok?). Confesso que o sabor não saiu prejudicado, mas o molho ficou um tantinho mais escuro do que eu queria - hehe.

Na manhã seguinte, cobri a carne novamente com água e deixei ferver por uns 30 minutos. Em seguida, acrescentei as favas lavadas. A mistura cozinhou por mais 30 ou 40 minutos, até elas ficarem macias e o molho bem encorpado.

As favas são um capítulo à parte. Não sei de onde vêm nem por que razão. Para mim, são sementes verdes que brotam em saquinhos na banca de legumes lá do mercado público. Minha mãe as fazia ensopadinhas com molho e carne moída. Eu estou buscando algumas alternativas para disfarçar a minha falta de habilidade para o ensopado perfeito.

11 comentários:

  1. Ziza
    pensava igualzinho quando
    pequena, tatu ou lagarto...
    que esquisitice!!!
    Adoro como carne de panela, mas sempre faço com vinho, nunca tentei cerveja.
    Meu sonho é fazer aquele recheado com cenoura, ovo cozido...mas confesso que tenho medo de dar errado.
    Quanto as favas, nunca vi no mercado, vou procurar..
    bjs

    ResponderExcluir
  2. So o conhecia por lagarto, mas tatu nao sabia.
    Esse eu comeria tambem.
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro favas :) Nunca viste de onde vem as favas? Tem uma flor linda a leguminosa. É uma vagem parecida com o feijão verde mas mais gorda ;)
    Tatu também me lembrou logo do animalzinho... aqui não usamos esses nomes para a carne :)

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha essa carne!! Sabe que meu pai come carne de tatu (digo o bicho mesmo) hehehe imagino que agora tu até caíu da cadeira de susto. risos

    Amei a receita!

    ResponderExcluir
  5. Lembro que em tempos menos politicamente corretos o Chico Bento comia carne de tatu nas histórias em quadrinhos. Hoje, acho bem difícil que ele tenha mantido a dieta - hehe :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu blog, cheio de receitas boas, vou voltar sempre.
    Eu gosto muito de lagarto, sempre tem aqui em casa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Também gosto de começar a preparar o lagarto no dia anterior, para "pegar" melhor o tempero.
    Sei que as pessoas do Sul falam tatu, mas por aqui é lagarto mesmo.
    Uma idéia diferente faze-lo com favas, deve ter ficado muito bom.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Tatu?
    Só pode ser brincadeira...
    Com favas?
    Cadê a câmera escondida?

    :)

    ResponderExcluir
  9. Não gosto de tatu, mas às favas eu queria mandar aqueles que tentam me calar. Zi, tenho tanto absurdo pra te contar que nem a época da ditadura que nós não vivemos supera. Pau-de-arara ideológico.

    ResponderExcluir
  10. Bela carninha.Nunca tinha ouvido chamar tatu :)
    Beijinho

    ResponderExcluir
  11. Oi Ziza!
    Em Salvador chamamos de Lagarto ou Paulista e aqui em Porto Alegre chamamos de Tatu! Tive que aprender a denominação de um monte de carnes quando cheguei aqui! :)
    Adorei a receita! nUnca fiz nada com favas e admito que fiquei bastante curiosa! Logo, logo testarei a receita!
    Bjos

    ResponderExcluir