domingo, 5 de setembro de 2010

Delícia de Galinha

Era o prato preferido da adolescência. A mãe de uma amiga passou para a mãe de outra amiga e a iguaria foi se tornando obrigatória nas festinhas da turma e, mais recentemente, nos nossos reencontros (mais por exigência minha – confesso).

Eu passei alguns anos tentando, sem sucesso, reproduzi-la, até que recentemente a Rafaela - uma das sortudas proprietárias do segredo, me passou a receita por e-mail e cá está ela: a delícia de galinha.




Para prepará-la é preciso cozinhar levemente um pacote de 700g de filé de sobrecoxa (ou peito se preferires) desossado numa panela de água sem sal. Deixe esfriar um pouco e desfie a galinha.

Bata no liquidificador uma lata de milho verde, a mesma medida de água do cozimento da galinha e um pacote de creme de cebola. A Marcia sempre disse que esse é o segredo: creme de cebola, jamais a versão em sopa.

Despeje esta mistura numa panela grande, acrescente a galinha desfiada, um pacote de 50g de queijo parmesão ralado e cozinhe em fogo médio até engrossar um pouco. Desligue o fogo e misture uma lata de creme de leite.

Num refratário, intercale uma camada do creme de galinha, com outra de muçarela ralado grosso: 500g do queijo dão conta do serviço. Lembre-se de finalizar a última camada com bastante queijo e leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até estar bem dourado.

Sirva com arroz, batata palha e salada.

9 comentários:

  1. Esqueci de dizer: serve muito bem quatro pessoas.

    ResponderExcluir
  2. nossa..eu amei a receita..que interessante mesmo..origado por dividir..bjus

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita no apressados, volte mais vezes!
    Esta receita deve ser muito boa mesmo para um almoço de domingo. Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Viva nossa adolescência!! Bom demais!!
    Beijos
    Rafaela

    ResponderExcluir
  5. Deve ser realmente uma delícia, e o melhor é que não é difícil de fazer.

    Abraços

    ResponderExcluir