segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Moqueca mezzo gaúcha

Já que por aqui a gente entende mesmo é de picanha, é com um ligeiro constrangimento que vou postar esta receita de moqueca. Tudo bem, melhor chamá-la de mezzo-moqueca, já que foi feita sem camarão, sem farofa e sem pirão (até rimou) e com pouquíssima pimenta - para agradar a uma maioria pouco chegada à comida "quente", como chamam os baianos*.


Eu a preparei despejando uma xícara de azeite de dendê numa panela larga e funda. Ali, refoguei (nessa mesma ordem) duas cebolas grandes picadíssimas no processador, seguida por um pimentão verde e outro vermelho cortados em cubinhos e dois tomates sem pele e sem semente. Acrescentei um maço de coentro picado e assim que a mistura começou a liberar um pouco de caldo, acomodei com cuidado 2,5 kg de filé de corvina, limpo: sem espinha, nem cartilagem. Além de temperar o refogado com um pouco de sal, salguei o peixe antes de colocá-lo na panela.

Em tempo: o prato precisa ser feito com um peixe de carne mais firme, que resista e não desfie no cozimento. Eu pergunto a melhor opção do gênero disponível na peixaria...

Acomodei o peixe em camadas e coloquei um pouquinho de água fervente para não queimar o fundo. Deixer cozinhar por cerca de 15 minutos, coloquei mais duas xícaras de leite de coco de garrafinha e deixei o molho apurar e o peixe cozinhar por mais uns 20 minutos.

Servimos com arroz branco e salada verde. Alimentou seis adultos e o Antônio.

*comida apimentada

10 comentários:

  1. eu adoro moqueca, e sempre que os filhos não vêm comer aqui em casa eu faço p/ mim e p/ o marido - os filhos não gostam :(.
    mas eu não refogo nada, só faço as camadas (com cação) e coloco no fogo com a panela tampada. vou experimentar refogar da próxima vez.

    bj

    ResponderExcluir
  2. Moqueca é muito apreciada na nossa casa e a tua tem uma optima cara!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha esta moqueca adaptada ao gauchismo!!! nunca provei corvina em moqueca, deve ser uma delicia. O Antonio é muito fofo

    ResponderExcluir
  4. affffffffff...isto é minha perdição amiga!

    bjssssssss

    ResponderExcluir
  5. Peixe é tudo de bom, mas acredita que nunca experimentei moqueca? Uma hora esse dia chega...

    ResponderExcluir
  6. Adorei principalmente por levar corvina que é um peixe que eu adoro, ficou muito bom, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Amiga, eu sempre fico modificando o prato aqui em casa, nem tudo agrada o paladar da pequena família. rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. E estava uma delícia!!! Antônio adorou!!! ;)

    ResponderExcluir