sábado, 21 de fevereiro de 2009

Couve-flor sem culpa

Como nem tudo na vida pode ser feito de chocolate, aproveitamos um desses finais de semana para comer low fat. Embora não possa ser comparada a uma costela gorda, a receita ficou bem saborosa e leve, bom para desintoxicar a mente de tantas calorias.


Lavei e cortei um pé de couve-flor, separando-o em raminhos. Deixei-o de molho por alguns minutos com suco de limão e água. O suco devolve a alvura ao vegetal e tira todas aquelas pequenas manchas de "ferrugem" que aparecem depois de um dia na geladeira.

Enxaguei e o cozinhei coberto por água com um tablete de caldo de legumes, cinco ou seis dentes de alho descascados e duas folhas de louro. Assim que ficou no ponto ideal de cozimento (nem tão firme, nem tão mole, saca?), escorri a água e separei o alho com algum cuidado para não desmanchá-lo no primeiro toque.

Amassei, então, os dentes de alho com um garfo e os misturei com uma xícara e meia de ricota fresca (tipo Käs-Schmier), sal, pimenta do reino e duas colheres de sopa de azeite de oliva (ou mais, conforme o gosto do freguês). Acrescentei a mistura à couve-flor e deixei gelar. Na hora de servir, salpiquei salsa, cebolinha e muita semente de funcho, que deu um toque final todo especial.

8 comentários:

  1. Huumm gostei e amei a dica do limão.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  2. Com esse molho deve ficar bem especial :)

    ResponderExcluir
  3. A couve-flor aqui não tem gosto de nada. É meio chatinha de se comer.
    Adorei a dica do suco de limão.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Ziza, vou correndo comprar couve-flor! E se der, faço hoje mesmo pro almoço.

    ResponderExcluir
  5. Couve-flor não é o meu preferido, mas esta ideia é muito boa.
    Bjos e bom carnaval

    ResponderExcluir