sábado, 14 de fevereiro de 2009

Camarão frito para o Intercâmbio Culinário

Quando a Manuela me disse que fazia este prato com certa regularidade, mas nunca lembrava de fotografá-lo, achei difícil de acreditar. Entendam, desde que dei início a este blog, tornei-me uma fotógrafa (de comida) compulsiva. A família já começou a se queixar: nas festas, esqueço dos convidados e concentro-me em registrar somente os quitutes.

Mas bem, ia falando da minha parceira Manuela. Somos colegas de Intercâmbio Culinário, uma experiência que reúne uma brasileira e uma portuguesa para troca de receitas típicas de seus países. Em homenagem ao dia de São Valentim, comemorado lá em Portugal, Manuela preparou uma porção de bem-casados com doce de leite e eu uma romântica receita de camarão picante.

Manuela me alertou que tratava-se de uma iguaria difícil de resistir. O molhinho fantástico é uma festa ao paladar e quase fez-me esquecer de tirar as fotos que registram este post. Entre o fogão e mesa, devorei vários destes petiscos sem sequer pensar que máquinas fotográficas e blogs existiam. Verdade, Manuela, foi bem difícil resistir.

Para não chamar de chata, digo que a parte mais terapêutica do preparo é tirar as cabeças e descascar os 500g de camarão fresco, deixando apenas o rabinho. Acredite, o resultado vale cada segundo estripando o inocente crustáceo.


Cubra o fundo de uma panela com azeite, despeje o camarão e uma pitada de colorau (tempero a base de urucum). Deixe fritar, mexendo de vez em quando com uma colher de pau que ele fique vermelhinho. Adicione, então, cerca de 4 dentes de alho picados e piri-piri (pimenta) a gosto. Como não dispomos desta iguaria, usei um mix de malagueta para o preparo de chilli, mas a Manuela explicou que também podemos usar qualquer molho de pimenta tipo tabasco.


Agora é hora de acrescentar o sal, suco de meio limão e três colheres de sopa de manteiga. Misture bem e deixe o molho apurar por cerca de cinco a sete minutos. Sirva quente como entrada com pãozinho de alho ou torradinha (foi a nossa opção).

Obrigada Manuela, a família agradece!!!

16 comentários:

  1. Mais uma vez foi um prazer participar no Intercâmbio contigo :)

    Que bom que gostaram do camarão frito. Mas 1/2kg não dá nada. Mesmo quando faço 1kg desaparece num instante :D Como eu comia bem uns camarõezitos desses agora...

    FELIZ DIA DE S. VALENTIM!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Hummm esse camarão ficou bem bom...mas estou com a Manuela 1/2 kg é só para entreter..´. ficou óptimo...beijinho

    ResponderExcluir
  3. Vixe - é verdade, bem que teríamos comido mais. Não lembro o que servi depois, mas fome mesmo ninguém passou - hehe.

    ResponderExcluir
  4. Aiii que eu já trincava uns bichinhos desses :) Adoro camarão!
    Bela participação a vossa! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhh não... acabou comigo esta postagem! até vou saindo de fininho, pra não passar mais vontade do que já estou! afffff

    AMO MUITO TUDO ISTO! :DD

    bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. camarão frito é do melhor que há.
    com pão torrado e uma boa cerveja é um petisco sem igual!

    ResponderExcluir
  7. Hummm que delicia!!! eu amo camarão
    esta coisa de fotografar as comidas é muito hilário... eu fico segurando o povo e todo mundo me pressionando para comer!!! as "locas"
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Parabens Ziza essa receita é optima e apropriada à data!
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Adoro camarão, gostei da receita.
    Obrigada pela visita volte sempre.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Preciso adentrar no mundo das especiarias marinhas...

    ResponderExcluir
  11. Ziza, eu como sou uma apaixonada por camarão, não resistiria a este prato... huuummm.
    Agora que começou a época do camarão, vamos aproveitar...
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  12. Um belo camarão!!


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Que delícia. Gostei do uso do colorau, deu um realce na cor, aqui em casa acabaria na hora!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Ô, Ziza, que maravilha de camarão. Sabe que eu já tive problema com uma receita de um livro português justamente por causa do colorau, né. Tudo porque o que eles chamam de colorau em Portugal é o que nós chamamos de páprica, por aqui. Mas, pelo que você descreveu na sua receita, o colorau a ser utilizado é o nosso pozinho de urucum, mesmo :-)

    Beijos!

    ResponderExcluir