sábado, 18 de setembro de 2010

Palha italiana

Essa receita é ideal tanto para quem está com preguiça de fazer um doce, quanto para quem está com preguiça de escrever no blog.

311208_0031

Deliciosa e fotogênica, a palha italiana é facilmente preparada com um pacote pequeno de bolacha Maria quebrada grosseiramente em pedaços médios e pequenos – quebre sem muita preocupação, só não as deixe esfarelar demais. Espalhe-as sobre uma assadeira retangular, não muito alta.

Numa panela, prepare um brigadeiro com uma lata de leite condensado, duas colheres de manteiga e três colheres de chocolate em pó. Dispense os achocolatados que contém açúcar e adoçam demais.

Cozinhe a mistura em fogo baixo, mexendo sempre com um fouet, até dar o ponto de negrinho. Misture bem com a bolacha, apertando aqui e ali para que todos os pedaços fiquem bem cobertos e numa altura regular.

Deixe esfriar e corte em quadradinhos.

domingo, 5 de setembro de 2010

Delícia de Galinha

Era o prato preferido da adolescência. A mãe de uma amiga passou para a mãe de outra amiga e a iguaria foi se tornando obrigatória nas festinhas da turma e, mais recentemente, nos nossos reencontros (mais por exigência minha – confesso).

Eu passei alguns anos tentando, sem sucesso, reproduzi-la, até que recentemente a Rafaela - uma das sortudas proprietárias do segredo, me passou a receita por e-mail e cá está ela: a delícia de galinha.




Para prepará-la é preciso cozinhar levemente um pacote de 700g de filé de sobrecoxa (ou peito se preferires) desossado numa panela de água sem sal. Deixe esfriar um pouco e desfie a galinha.

Bata no liquidificador uma lata de milho verde, a mesma medida de água do cozimento da galinha e um pacote de creme de cebola. A Marcia sempre disse que esse é o segredo: creme de cebola, jamais a versão em sopa.

Despeje esta mistura numa panela grande, acrescente a galinha desfiada, um pacote de 50g de queijo parmesão ralado e cozinhe em fogo médio até engrossar um pouco. Desligue o fogo e misture uma lata de creme de leite.

Num refratário, intercale uma camada do creme de galinha, com outra de muçarela ralado grosso: 500g do queijo dão conta do serviço. Lembre-se de finalizar a última camada com bastante queijo e leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até estar bem dourado.

Sirva com arroz, batata palha e salada.