domingo, 19 de abril de 2009

Frango ao molho de ostras

A Ana e o Álcio reclamam da minha demora no supermercado. O marido, companhia mais frequente que a irmã, quase me enlouquece passando direto por prateleiras repletas de temperos, queijos frescos e geleias: quero ver só uma coisinha, repito ansiosa a cada parada não planejada.

Uma técnica na hora de pensar a lista de compras me proporciona alguns minutos a mais: escrevo frutas e legumes. Mantendo o mistério, posso parar para escolher os mais bonitos e optar entre cenouras ou beringelas, funcho ou alho-poró... é ali que vou juntando os melhores ingredientes e pensando a receita. Parece pouco para ti? Bem, sei que pode impacientar alguns, mas preciso te lembrar que isso é parte de um importante ritual.


O molho de ostra (sabor ostra - sejamos justos) foi achado ali mesmo, naquelas prateleiras que costumam ser desprezadas a despeitos dos tesouros que guardam. Ele foi o toque final, responsável pela cara de festa ao frango acebolado sem graça nenhuma.

Piquei uma cebola em pedaços médios e a fritei por alguns segundos na wok em óleo de canola bem quente. Em seguida, despejei os três filés de frango cortados em quadrados e deixei refogar até estar bem cozido. No final do preparo, acrescentei cerca de uma xícara de chá do molho e deixei apurar. Assim como o shoyo, ele é bem salgado e dispensa o sal.



Nesse meio tempo, assei cogumelos do tipo ostra (não resisti à poesia de combiná-los com o molho). Limpos, cortados em pedaços e levemente salgados, ficaram no forno por cerca de 15 minutos numa forma untada com azeite.

Servi num prato fundo: primeiro o frango, seguido pelos cogumelos e por um generosa porção de salsa e cebolinha picada. Acompanhou arroz, é claro.

20 comentários:

  1. Que delícia!!! Eu gosto de garimpar com o super vazio!!! Este molho ainda não vi...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu também gosto de me passear pelas prateleiras dos supermercados :)
    Adoro esses cogumelos!

    ResponderExcluir
  3. Que belo frango.gostei.
    decobri por acaso esste teu cantinho gostei e vou voltar .

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Minha linda, estás uma feiticeira na cozinha. Eu nem sabia que existia molho de ostras, é salgado como o shoyo? Eu amo tudo que leva cogumelos (a quem não goste aqui em casa), eu gosto muito. Tenho certeza que ficou bom. Aquela dica do macarrão cozido com dentes de alho e tal tira e polvilha noz moscada, muito boa. O Michel meu filho reclama para os outros sai coisa especial (claro é encomenda) e aqui em casa, por causa da minha canseira bobeirinhas. Eu vou fzer seu macarrão (vai para listinha da canseira) vamos ver se ele vai chamar de bobeirinha ou não. Ai eu te conto tá? Bj Pri (MG)

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de lá ir na hora de almoço e sozinha,quando há pouca gente...
    Não conhecia o molho,o pratinho deve ficar bem saboroso!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Eu tb fico namorando as prateleiras do supermercado hahaha
    Molho de ostra é tudo de bom, pena que é carinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. As minhas idas ao super mercado não são muito diferentes das tuas... há sempre 1 companheiro apressado!
    Ainda não provei esse molho de ostras...
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  8. Entao somos duas...demoro e sempre tenho alguem a correr comigo! affffff

    bjssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. ahhh, supermercado pra mim é passeio. adoro! e a lista é uma mera referência...rsrs

    sua receita parece ótima!

    bj

    ResponderExcluir
  10. Que óptima ideia para a minha dieta!!!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  11. Querida
    Mesmo longe continuo ao teu lado, FORÇA.
    Um abraço
    Carol

    ResponderExcluir
  12. Baby, não me esqueci de ti! :)

    Nunca vi esse molho antes. Esse franguinho deve ter ficado muito apetitoso.

    Beijinhos e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ziza, saudades. Que bom que vc passou por lá no meu blog. Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Olha que coisa, a alguns dias atras eu fui a casa de uns amigos e comi um franguinho empanado com molho de ostras, achei uma delícia! Amei ver esse seu post!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Molho de ostra deixa sua comida uma PÉROLA!!!!

    BJ
    Liege

    ResponderExcluir
  16. Ziza hehe adorei o que tu falas "de tanto gostar de comer acabei gostando de fazer" rsrs Eu também concordo e foi mesmo assim que comecei a me interessar pela culinária. Eu não como carne vermelha, mas carne de porco eu como de vez em quando apesar da polêmica sobre a classificação se vermelha ou branca, pois pra mim é vermelha porque o sangue vem entranhado na carne e não pode ser retirado como nas aves e peixes que podemos escorre-lo. Essa receita está uma beleza e essa geléia simplesmente maravilhosa! Adorei o teu blog e o teu humor e as tuas receitas e venho visitar-te sempre!
    Um grande beijo e Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  17. Ziiiza!!! simplismente A-M-E-I o teu blog, você descreve e explica as receitas de maneira tãão clara e fácil que dá vontade de ir direto pra coziinha! rsrsrs me identifiquei muito com você, porque.."De tanto gostar de comer, acabei gostando de fazer." Sempre que vou para a cozinha, antes de colocar o avental, sempre procuro na net opiniões e receitinhas sobre qual vou preparar... e encontrei no seu bog oque eu procurava e muiito mais, assim como você aposto todo o sabor das comidas nos temperos, (essenciais!) quanto mais melhor!
    Massas!! minha preferiidas! práticas, simpes, delíciosas... encontrei várias aqui que me parecem divínas, vou experimentar uma por uma... rsrsrs Parabéns, continue postando pois eu sou mais uma seguidora/leitora fiel do teu bolg.. bjs

    ResponderExcluir
  18. já uso o molho de ostra há muito tempo,e faço uma lagosta com ele maravilhosa

    ResponderExcluir