domingo, 5 de abril de 2009

Aspargos verdes com legumes

Eu preparei estes legumes como acompanhamento para alguma coisa da qual não lembro mais. Fiz um enorme esforço, dei três pulinhos, pedi para o santo e não teve jeito. A memória continuou lá, como que de portas fechadas para mim.

Meu consolo é que o blackout se explica de alguma maneira. A guarnição estava tão gostosa, tão perfeita e tão bonita que nem dei bola para o prato principal. Para todos os efeitos, comemos batatas tenras, cenouras doces e aspargos verdes assados no ponto.


O prato começa a ser preparado ainda no mercado: sei que são tentadoras, mas fuja das cenouras grandonas e belíssimas à venda por aí. Escolha as menores, orgânicas se possível, e você vai sentir a diferença estratosférica no sabor.

De volta para a cozinha, coloque quatro ou cinco batatas bem lavadas na panela, junte a mesma quantidade de cenouras, cubra com água, coloque um cubo de caldo de legumes e três folhas de louro. Deixe cozinhar, escorra, jogue na água fria, descasque e corte em pedaços: metades para as cenouras, quatro partes para as batatas.

Prepare agora os aspargos eliminando a parte branca inferior. Não tem erro, ela é fibrosa e tem cerca de dois centímetros. Corte e está pronto. Lambuze-os com azeite de oliva e coloque-os numa assadeira, salpique sal e pimenta. Junte as cenouras e as batatas, regue com mais um pouco de azeite, pimenta do reino moída na hora e umas três colheres de sopa de tomilho fresco. Asse no forno por 10 minutos. Sim, isso é tudo que aspargo precisa para ficar deliciosamente pronto.

14 comentários:

  1. Estão com uma cor lindas, esse legumes.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre namoro os aspargos no Zaffari, mas não me animei a preparar...tão caros, e se dá errado?
    mas parece bem fácil!!!

    ResponderExcluir
  3. Oh querida, adoro legumes assim!
    Tudo de bom, agora lembrar, tenho uma explicação "é a idade"
    hehehe
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Cada vez tenho mais vontade de comer espargos :) Adoro legumes!

    ResponderExcluir
  5. aqui em casa adoramos aspasgos, mas faço no forno, no papel alumínio, só com azeite, pimenta do reino e sal. nunca misturei com outros legumes. vou experimentar assim, deve ficar bom!

    bj

    ResponderExcluir
  6. Também gosto muito de fazer legumes assados no forno. Fica muito bom!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  7. Bom dia querida. Gostei, eu nunca comi aspargos frescos, nem nunca vi aqui em MG para comprar, só aquele Aspargos em Conserva. Sua cozinha está muito chique! Bj da Pri (MG)

    ResponderExcluir
  8. Que prato mais colorido! Dá a impressão de saudável! Uma pena os aspargos estarem mais de 14 reais o maço...

    ResponderExcluir
  9. É Talita, este comprei por R$10,00. Mas ainda assim é um abuso. E como ele é importado do Peru, ainda fiquei me culpando por toda a emissão de carbono que gerei no transporte...

    ai, mas tava tão bom.

    ResponderExcluir
  10. Adorei este acompanhamento. Saboroso e muito fotogénico.
    Beijinhos.
    Susana.

    ResponderExcluir
  11. Ziza, em casa temos maior briga para convencer meu pai (q vai a feira) em comprar só frutas e legumes pequenos, ele tem uma certa tara pelos grandes e sem gosto.

    Velhos hábitos são dificeis de serem modificados né?

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá! estava dando uma espiadinha no seu blog, gostei muito!! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Experimente colocar os aspargos na churrasqueira.Simplesmente deliciosos.

    ResponderExcluir