domingo, 19 de abril de 2009

Frango ao molho de ostras

A Ana e o Álcio reclamam da minha demora no supermercado. O marido, companhia mais frequente que a irmã, quase me enlouquece passando direto por prateleiras repletas de temperos, queijos frescos e geleias: quero ver só uma coisinha, repito ansiosa a cada parada não planejada.

Uma técnica na hora de pensar a lista de compras me proporciona alguns minutos a mais: escrevo frutas e legumes. Mantendo o mistério, posso parar para escolher os mais bonitos e optar entre cenouras ou beringelas, funcho ou alho-poró... é ali que vou juntando os melhores ingredientes e pensando a receita. Parece pouco para ti? Bem, sei que pode impacientar alguns, mas preciso te lembrar que isso é parte de um importante ritual.


O molho de ostra (sabor ostra - sejamos justos) foi achado ali mesmo, naquelas prateleiras que costumam ser desprezadas a despeitos dos tesouros que guardam. Ele foi o toque final, responsável pela cara de festa ao frango acebolado sem graça nenhuma.

Piquei uma cebola em pedaços médios e a fritei por alguns segundos na wok em óleo de canola bem quente. Em seguida, despejei os três filés de frango cortados em quadrados e deixei refogar até estar bem cozido. No final do preparo, acrescentei cerca de uma xícara de chá do molho e deixei apurar. Assim como o shoyo, ele é bem salgado e dispensa o sal.



Nesse meio tempo, assei cogumelos do tipo ostra (não resisti à poesia de combiná-los com o molho). Limpos, cortados em pedaços e levemente salgados, ficaram no forno por cerca de 15 minutos numa forma untada com azeite.

Servi num prato fundo: primeiro o frango, seguido pelos cogumelos e por um generosa porção de salsa e cebolinha picada. Acompanhou arroz, é claro.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Noz-moscada e macarrão

Tá enjoado da massinha na manteiga? Esta aqui é uma variação perfeita para acompanhar um bifinho ou um frango assado no forno.


Cozinhe a massa em água salgada, com folhas de louro e uns cinco ou seis dentes de alhos descascados e inteiros. Quando estiver al dente, escorra, despeje algumas colheradas de azeite de oliva de primeira e rale por cima uma bela porção de noz-moscada.

Tá pronto.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Torta folhada de fígado de galinha

Sei que muita gente torce o nariz, mas fígado preenche o meu imaginário de comida de vó. Sabe aquele alimento cheio de substância, feito especialmente para ti aos seis anos de idade, meio ranhenta e muito magrinha? Sim, benditas as avós que sempre nos acham magrinhas.


Apresentei esta tortinha toda orgulhosa aos guris, me sentindo uma matrona nutridora. Para prepará-la, piquei um talo de alho-poró em anéis e refoguei com azeite, sal e pimenta do reino. Depois de bem macio, acrescentei o figado de galinha cortado em pedaços e deixei cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficar bem seco. Despejei, então, um copo tipo americano de cerveja e uma colher de sopa de alecrim e deixei ferver e ferver e ferver, até toda a mistura virar um grosso e pedaçudo patê de fígado - se for preciso, coloque mais um pouco de agua.

Nesse meio tempo, abri com um rolo de macarrão um pacote de massa filo amanteigada e previamente descongelada (não se intimide, basta seguir as instruções da embalagem). Coloquei 1/3 da massa na base e laterais de uma assadeira, larguei o recheio e cobri com mais 1/3, deixando um toque irregular na cobertura, só para dar charme. Pincelei com uma gema de ovo e coloquei no forno até ficar douradinho.

Comemos com salada.

domingo, 5 de abril de 2009

Aspargos verdes com legumes

Eu preparei estes legumes como acompanhamento para alguma coisa da qual não lembro mais. Fiz um enorme esforço, dei três pulinhos, pedi para o santo e não teve jeito. A memória continuou lá, como que de portas fechadas para mim.

Meu consolo é que o blackout se explica de alguma maneira. A guarnição estava tão gostosa, tão perfeita e tão bonita que nem dei bola para o prato principal. Para todos os efeitos, comemos batatas tenras, cenouras doces e aspargos verdes assados no ponto.


O prato começa a ser preparado ainda no mercado: sei que são tentadoras, mas fuja das cenouras grandonas e belíssimas à venda por aí. Escolha as menores, orgânicas se possível, e você vai sentir a diferença estratosférica no sabor.

De volta para a cozinha, coloque quatro ou cinco batatas bem lavadas na panela, junte a mesma quantidade de cenouras, cubra com água, coloque um cubo de caldo de legumes e três folhas de louro. Deixe cozinhar, escorra, jogue na água fria, descasque e corte em pedaços: metades para as cenouras, quatro partes para as batatas.

Prepare agora os aspargos eliminando a parte branca inferior. Não tem erro, ela é fibrosa e tem cerca de dois centímetros. Corte e está pronto. Lambuze-os com azeite de oliva e coloque-os numa assadeira, salpique sal e pimenta. Junte as cenouras e as batatas, regue com mais um pouco de azeite, pimenta do reino moída na hora e umas três colheres de sopa de tomilho fresco. Asse no forno por 10 minutos. Sim, isso é tudo que aspargo precisa para ficar deliciosamente pronto.